Área de mineradora de urânio é interditada na Bahia por oferecer risco de vazamento
O Ministério Público da Bahia determinou nesta semana a interdição de uma área da mineradora de urânio Indústrias Nucleares do Brasil (INB), localizada no município de Caetité (757 km de Salvador).
Segundo a promotora Luciana Espinheira Khoury, coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), foi identificada na área contaminação de urânio, em razão de o local de reentamboramento do concentrado de minério não estar hermeticamente fechado.
“A Indústrias Nucleares do Brasil terá que adotar as providências necessárias para a regularização da atividade, sem riscos para os seus funcionários. Esperamos que isto seja feito”, disse Luciana.
Um dos autos refere-se também à falta de informação aos trabalhadores sobre as doses de radiação às quais vem sendo expostos, bem como o direito ao acompanhamento de saúde e tratamento vitalício, como obriga a Convenção 115, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Foi nessa mesma área onde ocorreu em maio passado a reembalagem de 90 toneladas da carga radioativa, transportadas do Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo, gerando grande protesto da população da região.
Na ocasião, manifestantes formaram uma barreira humana para impedir que as 13 carretas tivessem acesso ao local. Eles gritavam palavras de ordem como “Caetité não é depósito de lixo” e exigiam uma posição efetiva da prefeitura.
A assessoria da INB informou que a empresa deverá se pronunciar ainda hoje sobre o assunto, que está sendo analisado pelo Departamento Jurídico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.