Frio intenso volta à região Sul; segundo a meteorologia, há previsão de geada e até neve
O frio voltou ao Sul do país e trouxe a possibilidade de geadas generalizadas nos três Estados e até neve nas serras gaúcha e catarinense. Mas esse novo ar polar que avança foi precedido por uma série de temperaturas muito elevadas para esta época do ano, especialmente no Rio Grande do Sul.
No Rio Grande do Sul, os gaúchos experimentaram no início da última semana dias de intenso calor, que sucederam temperaturas negativas e muita neve, especialmente nos campos de Cima da Serra. Em quatro dias, os termômetros chegaram a variar 40ºC. Na terça-feira, por exemplo, fez 35,5ºC em Teutônia, no Vale do Taquari. Já nesta madrugada, a mínima foi de -0,5ºC em São José dos Ausentes, também região serrana do Estado.
Na serra fez 1,2ºC em Canela e 4,5ºC em Bento Gonçalves, enquanto em Soledade (no noroeste), foi registrado 1,5ºC. Já Porto Alegre amanheceu com 6,9ºC.
A noite de sábado e a madrugada de domingo devem ser ainda mais geladas, ampliando a possibilidade de neve. Mas na segunda-feira (22), a nebulosidade volta ao Sul. No RS, serão registradas chuvas isoladas na parte Norte, enquanto que nas demais regiões o tempo seco se mantém, segundo o instituto de meteorologia MetSul.
Em Santa Catarina, o vento faz a sensação térmica ser ainda mais baixa. No Estado, podem ser registradas rajadas de até 80 quilômetros por hora. As rajadas proporcionam que o tempo fique firme, sem chuvas, mas com frio intenso. Neste sábado, fez -1ºC em São Joaquim (serra).
Ainda em território catarinense, a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira são as mais propícias à acumulação de gelo em forma de geada. No início da semana a nebulosidade avança, trazendo possibilidade de chuva na maioria das regiões, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram).
No Paraná, a nebulosidade persiste neste sábado, gerando chuva em todas as regiões. O ar polar que se desloca pelo sul faz o tempo se estabilizar no decorrer do fim de semana, com muito frio. No domingo, aumentam as chances de geada. A temperatura em Curitiba deve variar entre 3ºC e 11ºC, de acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). Entretanto, no decorrer do dia, a instabilidade volta principalmente ao centro e norte do Estado, causando chuva. O fenômeno, associado ao frio, é aguardado na segunda-feira em todas as regiões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.