Topo

Pescador está desaparecido depois de embarcação ficar à deriva em Fernando de Noronha (PE)

Aliny Gama<br>Especial para UOL Notícias<BR>Em Maceió

05/09/2011 16h10

A Marinha do Brasil está fazendo buscas no oceano Atlântico, numa área entre os Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, à procura de um pescador que desapareceu no mar depois que a embarcação em que estava com mais oito pessoas ficou à deriva neste fim de semana. O homem, que não teve a identidade revelada, fazia parte da tripulação do barco Água do Rio Negro e realizava trabalhos de pesca próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

De acordo com o 3º Comando de Patrulha Naval do Nordeste, em Natal, os tripulantes da embarcação emitiram pedidos de socorro via rádio e avisaram que estavam à deriva no mar desde a noite do último sábado (3). Segundo relato dos tripulantes feito à Marinha, a embarcação em que eles estavam perdeu a bomba do motor do porão e eles não tiveram condições de retornar ao continente com o barco.

A operação de localização e resgate ocorreu no domingo a 141 milhas do arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e contou com a ajuda de dois navios patrulheiros da Marinha – o Goiana e o Grajaú. Este último ainda está realizando buscas para encontrar o pescador que caiu no mar antes de o resgate chegar.

“Não sabemos ainda o motivo que levou esse tripulante a cair no mar, se realmente caiu por acidente ou se se jogou desesperado com a situação. O navio Grajaú continua em mar realizando buscas, pois não temos informação de que o pescador conseguiu nadar até chegar em terra. A distância é grande, mas pode ser que uma corrente marinha tenha o levado para alguma praia. Estamos em alerta a procura dele”, informou o comandante Cléber Ribeiro.

Segundo Ribeiro, os oito tripulantes resgatados na tarde do domingo estão bem de saúde e não sofreram problemas de falta de alimentos e água potável porque foram rapidamente resgatados. “Como o barco dos pescadores tem sistema de rádio, eles logo pediram ajuda, e no mesmo instante em que chegou o comunicado que uma embarcação estava perdida do mar iniciamos a operação de resgate.”