Três ovelhas dão à luz nove filhotes trigêmeos em parque público de Curitiba
Três mamães ovelhas proporcionaram uma façanha que não é muito comum entre a espécie: elas deram à luz três filhotes trigêmos por casal no parque Barigui, em Curitiba, o maior espaço público da cidade. Todos fazem parte do rebanho de ovinos Barigui e têm a função de ajudar a aparar a grama por onde circulam os visitantes do parque.
Os nove recém nascidos trigêmeos representam a metade de um total de 18 filhotes que nasceram neste mês. Embora na fase de desenvolvimento, os filhotes da ovelhas e carneiros já puderam ser vistos perambulando pelo parque junto com seus pais para brincar e aprender como que se faz a conservação da grama do Barigui.
"Casais de gêmeos são normais entre as ovelhas, mas aparecer trigêmeos é mais difícil. E acontecer com três casais ao mesmo tempo é algo que nos supreendeu a todos", disse ao UOL Notícias a veterinária Ana Lúcia Passerino.
A veterinária diz que fatores como genética e nutrição influenciaram no registro dos nove trigêmeos. Segundo ela, o caso também é peculiar porque o rebanho do parque é pequeno, o que diminui ainda mais as chances de surgimento de casos triplos de irmãos trigêmeos.
Os machos são maioria entre os trigêmeos: seis carneirinhos e três ovelhinhas. O rebanho do parque Barigui tem 27 animais. São 21 ovelhas e seis carneiros não reprodutores.
Desde o ano passado, o rebanho está de casa nova. Os animais ganharam um aprisco (abrigo) com cobertura 100% ecológica. As telhas foram produzidas com tubos de pastas de dentes usados. Foram misturados a outros materiais, como papel. Uma das vantagens é que as telhas ecológicas ajudam no controle térmico do interior do abrigo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.