Chuvas causam prejuízos em Salvador pelo segundo dia seguido
Pelo segundo dia consecutivo, as fortes chuvas que atingem Salvador provocaram transtornos. Entre a 0h e o início da tarde desta sexta-feira (21), a Defesa Civil registrou 42 ocorrências, entre as quais desabamentos parciais e destelhamentos de imóveis, deslizamentos de terras e quedas de árvores. Cerca de 20 semáforos localizados em algumas das principais ruas e avenidas da capital baiana continuavam sem funcionar até o início desta tarde, complicando ainda mais o trânsito.
No calçadão da Barra, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, os ventos derrubaram um coqueiro. Para minimizar os transtornos no trânsito, algumas escolas liberaram os alunos mais cedo. “Telefonamos para os pais e sugerimos que eles buscassem seus filhos meia hora antes do horário habitual”, disse Maria de Fátima Rodrigues, funcionária de uma escola particular na Pituba.
Desde ontem continuam os problemas com o fornecimento de energia. A Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) informou que o problema é provocado pela queda de galhos de árvores na fiação e pela queda de postes. A assessoria da Coelba informou que aumentou o número de equipes trabalhando no restabelecimento da energia e que a empresa está priorizando os locais que apresentam maiores riscos à população e têm mais clientes prejudicados.
“Fui obrigado a liberar quase 30 funcionários porque não temos energia”, disse Fernando Moreira, gerente de um restaurante afetado.
A Defesa Civil e a Capitania dos Portos reafirmaram que o mar continua impróprio para banho e navegação. “Só vamos retomar a travessia entre Salvador e a ilha de Itaparica quando as condições climáticas melhorarem”, afirmou Jacinto Chagas, presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia. “Não vamos expor os passageiros porque as ondas têm atingido 3,5 metros e os ventos alcançaram quase 50 quilômetros por hora.” Também estão suspensas as viagens das escunas que fazem passeios pelas ilhas.
Por causa das chuvas, a coordenação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Salvador recomenda que os estudantes saiam de casa mais cedo para evitar eventuais transtornos. As provas serão realizadas neste final de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuvas até domingo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.