Topo

Costa brasileira reúne 26% da população, mostra levantamento do IBGE

Julio Reis

Do UOL Notícias, no Rio de Janeiro

05/12/2011 13h36

Estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)divulgado na manhã desta segunda-feira (5) mostra que 26,6% da população brasileira vive em municípios do litoral. O Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Ocêanicas do Brasil, lançado na sede do IBGE no Rio de Janeiro, mostra que o percentual representa uma população de 50,7 milhões de brasileiros distribuídos em 463 cidades das 5.565 do país. Os números têm como base o Censo de 2010.
 
Para o geógrafo Marco Antônio, um dos organizadores do estudo, o dado não é surpreendente. "O Brasil teve seu começo e seu desenvolvimento no litoral, só mais recentemente houve uma penetração rumo ao oeste do país", afirmou.

Os dados mostram ainda que, em média, 9,2% das residências na costa brasileira são de uso ocasional –contra um índice de 4,6% na zona não costeira. Mas em municípios como Balneário Camboriú (SC), por exemplo, esse percentual chega a 30,3%.

O Atlas reúne informações que vão da morfologia dos oceanos a temas como ecossistemas marinhos e recursos pesqueiros. "Essa é uma publicação pioneira do IBGE que utilizou, dessa vez, inúmeras fontes para traçar um panorama da temática marinha no Brasil e servir como ferramenta pedagógica", disse Marco Antônio.