Topo

Estudante morre após levar tapa durante briga em escola de Pernambuco

Carol Guibu

Especial para o UOL Notícias, em Recife

14/12/2011 12h18

Uma briga entre duas estudantes de uma escola estadual de Pernambuco terminou na morte de uma delas. O desentendimento, que aconteceu na tarde de terça-feira (13), no pátio da Escola Monsenhor Álvaro Negromonte, localizada no bairro do Totó, região metropolitana do Recife, foi, segundo a polícia, motivado por ciúmes.

A vítima, Joice de Silva Fernandes, 16,  morreu após levar um tapa da colega Dayane dos Santos, 19, e, em seguida, desmaiar. A estudante foi encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas chegou sem vida ao local. As duas cursavam o 2º ano do ensino médio.

De acordo com a polícia, ainda não se sabe o motivo exato da morte, mas não se descarta a possibilidade de Joice ter sido vítima de problemas cardíacos.

A estudante que agrediu Joice foi encaminhada ao Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), ouvida e liberada em seguida. Segundo a polícia, ela não pode ser autuada em flagrante, pois não há provas materiais do homicídio, como ferimentos à armas ou espancamento.

Em depoimento, Dayane afirmou que deu um tapa na colega, mas que não acredita que esse tenha sido o motivo da morte de Joice. "Eu sei que estou errada por ter dado nela, mas um tapa não mata ninguém. Acredito que foi por um problema de saúde dela", disse a jovem.

Ao ser encaminhada ao DHPP, Dayane teve que ser escoltada por policiais, sob os gritos de "assassina" que vinham de vizinhos e parentes da vítima.

A investigação da morte de Joice será realizada pela Delegacia da Mustardinha. Se for provado que a estudante foi, de fato, assassinada, a suposta autora do crime pode pegar até 20 anos de prisão por homicídio.