Topo

Animais ganham presentes e se divertem com surpresa em aniversário de zoológico do Recife

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

16/01/2012 12h58

A festa de aniversário de 73 anos do zoológico do Recife, no parque Dois Irmãos, foi marcado por uma comemoração diferente, com a entrega de presentes aos animais que vivem no local.

Segundo estimativas da direção, mais de 2.000 pessoas compareceram à festa do último sábado (14), apesar da chuva que caiu na capital pernambucana. Boa parte do público era formada por crianças, que acompanharam com os olhos grudados a entrega dos presentes aos animais.

 

 

Receberam surpresas do zoológico o papa-mel, os macacos, as duas onças-pretas –mãe e filhote--, os casais de ursos e de tigres-siberianos. Todos os presentes foram entregues ao longo do dia, na presença do público.

O filhote de onça-preta, com dois anos de idade e nascida no próprio zoológico, foi um dos mais animados e não parou de brincar com o presente que lhe foi dado.

Os ursos ganharam vários “picolés” feitos de maçãs, peixes e mel. Os blocos com as guloseimas estavam dentro do gelo, que eles tinham de quebrar pra alcançar. Mais esperto, o macho descobriu como retirar os picolés os levando para dentro do tanque de água, onde o gelo derretia e ele conseguia comer mais rápido.

Já os macacos-pregos receberam uma caixa cor-de-rosa com vários bolinhos de ração decorados com pedacinhos coloridos, como se fossem brigadeiros.

História

O zoológico do parque Dois Irmãos foi criado em 1916 com objetivo de proteger os mananciais do açude do Prata, localizado em área florestal da reserva, que hoje tem área de 384 hectares – sendo que o zoológico ocupa 14 hectares de área construída.

O nome “Dois Irmãos” é em homenagem ao Engenho Dois Irmãos, que era dono das terras do horto florestal. O local pertencia aos irmãos Tomás e Antônio Lins Caldas.

O zoológico tem 630 animais. Entre outubro e dezembro de 2011, nasceram duas marianinhas da espécie de jandaia e cinco mamíferos --1 porco-espinho, 2 macacos-pregos, 1 saimiri e 1 veado-catingueiro.