Topo

Salvador tenta retomar rotina; grevistas fazem nova assembleia hoje

Heliana Frazão

Do UOL, em Salvador

11/02/2012 15h20Atualizada em 11/02/2012 15h35

A população baiana tenta retomar a rotina em meio à greve de parte dos policiais militares, que estão paralisados desde o último dia 31 no Estado. No final da tarde deste sábado (11), uma nova assembleia deve discutir a greve –ontem, a maioria decidiu pela continuidade. Enquanto isso, neste 11º dia de paralisação, moradores e turistas aproveitam o sol forte e a alta temperatura, que ultrapassa 30º C, para lotar as praias da capital Salvador.

No Porto da Barra, uma das praias mais procuradas, a população disputa espaço na areia. O clima de normalidade começou a ser sentido na noite da sexta-feira (10), após o comando da PM ter anunciado o fim da greve e o corte dos pontos daqueles que se recusassem a voltar ao trabalho.

Em entrevista no final da tarde de ontem, o comandante-geral da PM, Alfredo Castro, disse que 85% da tropa no interior do Estado já havia retomado os postos de trabalho e, na capital, esse número era de 80%.

No bairro do Rio Vermelho, as mesas de bares dispostas nos largos onde ficam os pontos de venda de conhecidas baianas de acarajé estavam lotados ontem, como é comum durante o verão. O mesmo se verificava nos bares e restaurantes.

Hoje, as feiras de bairro estão cheias e, no centro da cidade, as lojas abriram e o movimento nas ruas aumentou, mediante a vigilância das tropas da Polícia Militar e do Exército –que continua no Estado.

Também no centro histórico o número de turistas circulando pelas vielas do local já é considerado maior. “Acho que já não há mais tanto perigo, vamos dar uma volta no Pelourinho”, comentou a pedagoga Rita Silveira, que mora no interior de Sergipe e passa férias com familiares em Salvador.

Nos circuitos do Carnaval, os trabalhos de montagem da estrutura para a festa continuam. “Tudo tem que estar pronto até a quinta-feira. Não dá tempo pra pensar em greve”, disse João Martins Santos, que atua na montagem de um camarote.

O Carnaval de Salvador começa oficialmente na quinta-feira (16) e a organização do evento acredita que, apesar dos efeitos provocados pela greve, mais de 500 mil visitantes devem chegar na capital baiana.

Nas principais cidades do interior do Estado, onde a adesão ao movimento foi considerada “total” pelas lideranças do movimento –como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e Alagoinhas–, os policiais militares já retomaram as atividades e podem ser vistos no patrulhamento das ruas.

Volta às aulas

Diante do aparente clima de normalidade, a orientação passada pela Secretaria de Educação do Estado é a de que todos os alunos retornem às salas de aula. Apesar do inicio do ano letivo ter ocorrido na segunda-feira passada, parte das escolas não funcionou devido a ausência de alunos.

Na rede particular, onde a volta às aulas foi adida devido à greve policial, as atividades recomeçarão na segunda-feira (13). Já nas escolas municipais, conforme nota divulgada pela Secretaria Municipal de Educação, o retorno dos alunos só deve ocorrer no dia 27, após o Carnaval.