Topo

Aposentada de 79 anos desaparece após ser levada por enxurrada em Araraquara (SP)

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto

13/02/2012 14h17

Três equipes do Corpo de Bombeiros estão desde sábado (11) à procura de uma professora aposentada de 79 anos que desapareceu após um temporal que atingiu Araraquara (273 km de São Paulo) na noite do mesmo dia.

Terezinha Mansur estava em uma van com outras cinco pessoas, quatro das quais parentes. O veículo foi arrastado pelas águas de um córrego, no Jardim Tamoio. As buscas estão sendo realizadas numa extensão de 20 km, segundo o sargento Claudio Manoel dos Santos, 50.

De acordo com o sargento, os bombeiros trabalham com a hipótese de ela ter morrido e o corpo estar fora do curso d’água, em algum local próximo às margens. “Com a inundação, o córrego se alargou. Pode ser que o corpo esteja nas áreas adjacentes”, afirmou Santos.

“Foi um desespero geral. Era como se estivéssemos numa lata enchendo de água”, afirmou o advogado Wanberto Foschini, 74 anos , cunhado de Terezinha e um dos passageiros da van. Além dele, estavam também um filho e duas irmãs de Terezinha.

O advogado afirma que todos voltavam de uma visita a outro filho dele, que mora em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo). Devido à forte chuva, o motorista da van resolveu entrar no primeiro acesso a Araraquara, a partir da rodovia Antonio Machado Sant'Anna, para evitar um eventual acidente na estrada.

“Quando entramos na cidade, a van ‘afogou’ e foi sendo arrastada, com a água entrando. Abrimos a janela para não morrermos afogados. Na confusão, acho que ela saiu, desesperada. Nós ficamos, a sorte foi que o carro parou num poste e fomos socorridos por algumas pessoas”, declarou.

Segundo Edson Adalberto Alves, 45, coordenador da Defesa Civil de Araraquara, o fenômeno climático que atingiu a cidade no sábado pode ser uma tromba d’água. Ele afirmou que choveu 24 milímetros, o equivalente a 24 litros de água por metro quadrado, no intervalo de 40 minutos.

“Choveu 12% do volume da chuva esp erada para o mês de fevereiro”, declarou. Ele afirmou que a Defesa Civil atendeu a 76 chamados, de inundações de casas a queda de árvores.