Topo

Senado aprova extinção de 14º e 15º salários para parlamentares

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 21h28Atualizada em 09/05/2012 21h34

O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (9) o projeto de decreto legislativo que extingue o pagamento de ajuda de custo aos deputados e senadores. Com isso, os parlamentares deixam de receber os chamados 14º e 15º salários, pagos no início e no fim do ano legislativo.

O texto, da senadora licenciada Gleisi Hoffmann, hoje ministra chefe da Casa Civil, teve relatórios favoráveis dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Waldemir Moka (PMDB-MS). 

Pelo projeto, os parlamentares passam a receber os dois salários extras apenas no primeiro e no último ano de mandato, e não mais todos os anos como ocorre atualmente. Os senadores entenderam que esse recurso financeiro não se justifica mais, pois foi criado em uma época em que deputados e senadores tinham muitos gastos com o deslocamento das famílias para o Rio de Janeiro, então capital da República.

O projeto vai agora à Câmara dos Deputados, onde ainda poderá ser alterado. Se isso ocorrer, ele retorna ao Senado para última análise. (Com agências Senado e Brasil)