Topo

Pastores gays dizem querer servir de exemplo após se casarem em Belo Horizonte

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

04/07/2012 12h12

O pastor evangélico Anderson Pereira, 34, cujo casamento com o também pastor Roberto Soares, 29, foi celebrado no último sábado (30), em Belo Horizonte (MG), disse esperar que a união dos dois sirva de exemplo a outros casais homossexuais.

A celebração ocorreu em cerimônia com a participação de 150 convidados na sede da Igreja Cristã Contemporânea Belo Horizonte, situada no bairro Santa Mônica, região de Venda Nova, na capital mineira.

Os dois, oriundos do Estado do Rio de Janeiro, moram juntos há dez anos e resolveram se casar no templo da congregação voltada para o público homossexual e na qual são pastores há dois anos.

“A gente tem visto o quanto tem de pessoas que estão vivendo situações de opressão, que estão sofrendo e até querendo dar fim a suas vidas porque perderam seus sonhos e a autoestima por culpa da negação. Eu fui uma dessas pessoas, caí em depressão por causa disso”, disse.

Outros casamentos marcados

Segundo ele, depois da celebração da união entre eles, mais cinco casamentos estão marcados para serem realizados no mesmo templo, em 2013. Ao todo, conforme Pereira, 110 pessoas participam dos cultos no local, realizados nas quartas-feiras e aos domingos.

“Eu sempre fui evangélico e participava de cultos tradicionais, que me fizeram acreditar que a minha opção sexual não era algo que vinha de Deus, e por eu não dar conta disso, eu me afastei por 16 anos. Eu queria ser evangélico, mas me fizeram acreditar que Deus não me aceitava do jeito que eu sou” afirmou.

Pereira disse ainda que sempre teve o desejo de se casar e formar uma família.

“Há cinco anos, quando comecei a frequentar os cultos da igreja contemporânea, eu comecei a resgatar esses sonhos meus”, citou.

Referencial

O pastor encara a cerimônia realizada no último sábado, que Pereira afirma ter sido a primeira realizada entre pastores gays no Estado de Minas Gerais, como um referencial a quem deseja assumir publicamente a sua preferência sexual, mas tem receio de fazer isso.

“Além da afirmação do nosso amor, é para ser um referencial para outras pessoas que estão se acabando, entregando-se às drogas e se prostituindo. Através dessa decisão que tomamos, acreditamos que as pessoas vão entender que é possível ter um relacionamento homoafetivo monogâmico, com amor e duradouro”, salientou.

O pastor afirmou que eles pretendem adotar duas crianças.

Cerimônia

O pastor Anderson Pereira disse que a cerimônia foi planejada em todos os detalhes e contou com a participação de dois pastores da Igreja Cristã Contemporânea, vindos do Rio de Janeiro, onde fica a matriz, para celebrar o casamento.

“A cerimônia foi maravilhosa. Planejamos desde o bem-casado (doce) até as flores que iriam ser usadas.

Pereira declarou que ele e o parceiro vão passar a lua de mel em São Luís, no Maranhão.