Topo

Austríaco procurado pela Interpol preso no Maranhão será extraditado nesta quinta-feira

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

27/09/2012 12h55

Um austríaco de 38 anos, preso em agosto de 2011 na cidade de Santa Inês (250 km de São Luís), deverá ser extraditado da capital maranhense para a Áustria nesta quinta-feira (27), acompanhado por agentes da Interpol.(polícia internacional)

Herbert Anton Pfurtscheller foi condenado pela Justiça austríaca por cometer abuso sexual, tráfico de pessoas e crime organizado. O austríaco deverá ser transferido do Maranhão para o Rio de Janeiro na tarde desta quinta-feira, de onde pegará um voo para a Áustria sob custódia de policiais da Interpol.

O austríaco foi preso em 2011 depois que o governo brasileiro recebeu a informação de que havia um mandado de prisão preventiva contra Pfurtscheller para que ocorresse sua extradição, solicitada pelo governo da Áustria e expedida pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ele também é acusado de ser imigrante ilegal.

Segundo a PF (Polícia Federal), durante os trâmites da extradição o austríaco ficou custodiado na superintendência regional da PF em São Luís. Policiais federais brasileiros levarão Pfurtscheller até o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde será entregue aos agentes da Interpol.

Pfurtscheller é poliglota e fala inglês, alemão e português. Ele é natural da cidade Neustift im Stubaital, localizada a 496 km de Viena, capital da Áustria.