No Facebook, cariocas anunciam 'maior altinho de todos os tempos' após confusão na praia de Ipanema
Após a confusão envolvendo banhistas e guardas municipais na praia de Ipanema, na terça-feira (9), internautas criaram um evento no Facebook convocando os usuários da rede social para o "maior altinho de todos os tempos", que deve ocorrer no domingo (14), às 13h. Mais de 700 pessoas já confirmaram presença.
O altinho é um jogo que tem por objetivo manter a bola sempre no alto com o pé. É proibida no Rio de Janeiro a prática desse esporte à beira d'água entre 8h e 17h.
O local escolhido foi o mesmo da confusão, na altura do posto 9 da praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Segundo o idealizador do evento, o objetivo é o de "fazer festa com futebol e samba no melhor estilo carioca" em protesto contra a atitude da Guarda Municipal.
Em entrevista à rádio CBN, o secretário municipal de Ordem Pública, Alex Costa, classificou a iniciativa como uma "provocação", e afirmou que o comando da corporação solicitará apoio da Polícia Militar para reforçar a segurança na praia de Ipanema.
Há dois dias, agentes da corporação e banhistas se enfrentaram em plena praia de Ipanema, após o grupo de jovens ser advertido que praticava o "altinho" no espelho d'água fora do horário permitido. O tumulto ganhou repercussão nas redes sociais.
"No posto 9 virou uma praça de guerra por conta de um altinho que estava rolando quando cerca de 50 guardas municipais apareceram com truculência. O povo revidou, os guardas municipais fugiram, mas levaram um bode expiatório com eles", afirmou o usuário que criou o evento.
Na ocasião, um homem identificado apenas como João Pedro, 25, foi detido e encaminhado para a delegacia do Leblon (14ª DP), que abriu inquérito para investigar o caso. Muitos jovens ficaram feridos.
Em nota, a Guarda Municipal afirmou, na quarta-feira (10), que os agentes foram agredidos pelos banhistas, e que esse fato teria motivado a atitude dos guardas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.