Topo

Justiça decreta prisão de dentista acusado de causar lesões em pacientes no Rio Grande do Sul

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

22/10/2012 14h14

A Justiça do Rio Grande do Sul decretou a prisão de um dentista suspeito de causar danos propositais em pacientes. O profissional, que possui consultório em Capão da Canoa (135 km de Porto Alegre), no litoral norte gaúcho, foi denunciado em setembro deste ano pelo Ministério Público por lesão corporal grave, posse ilegal de arma de fogo e coação.

Conforme as investigações, ele sedava seus pacientes para poder danificar seus dentes. O intuito, segundo o MP, era causar danos para, posteriormente, lucrar com a colocação de implantes nos mesmos pacientes. Segundo o promotor Marcelo Araújo Simões, da 2ª Promotoria de Justiça de Capão da Canoa, o dentista foi denunciado por uma série de irregularidades.

"São diversas situações, como fazer implantes desnecessários, aplicar anestesias fora dos padrões, em que as pessoas ficaram horas e horas sob efeito, e desgastar o esmalte dos dentes dos pacientes para tornar necessária a colocação de próteses."

Ainda em setembro, um mandado de busca e apreensão foi cumprido, momento em que foram encontrados com o homem um revólver calibre 38, uma pistola 380 e munição. O acusado encontra-se internado em uma clínica em Santa Catarina para um tratamento de saúde, de acordo com a defesa.

Após o decreto de prisão, a defesa do dentista entrou com um pedido de liberdade provisória, que acabou sendo indeferido pelo juiz nesta segunda-feira (22). O processo está tramitando. O próximo passo serão as audiências com as testemunhas.

No final do mês passado, algumas vítimas do dentista fizeram uma manifestação em frente à sede do CRO-RS (Conselho Regional de Odontologia do Rio Graande do Sul), em Porto Alegre, onde o profissional seria ouvido em uma audiência. No entanto, ele não compareceu, apresentando um atestado médico.

A reportagem tentou, sem sucesso, contato por telefone com o advogado de defesa do suspeito.