Topo

Grande São Paulo tem chacina, ônibus incendiado e dez mortos na madrugada

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 08h48

Pelo menos 10 pessoas foram mortas e 13 ficaram feridas a tiros entre o início da noite de terça-feira (20) e a madrugada desta quarta-feira, na região metropolitana de São Paulo. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar os casos. Os crimes ocorreram em um intervalo de apenas oito horas, entre as 18h e a 1h.

Em um deles, um adolescente morreu após balear um policial militar em uma tentativa de assalto na zona leste de São Paulo. Em uma chacina ocorrida em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, no final da noite, três pessoas morreram e uma sobreviveu. Essa é a 17ª chacina do ano na região metropolitana, aumentando para 57 o número de mortos em crimes deste tipo, segundo levantamento feito pelo estadão.com.br. Foram seis casos na capital e 11 nas demais cidades.

Nas últimas seis noites, a soma da violência chega a 43 pessoas mortas e 34 feridas na região metropolitana. Na maioria dos casos, segundo o que a polícia apurou com testemunhas - algumas delas sobreviventes -, os atiradores ocupavam motos.

Além disso, um ônibus da Viação Itaim Paulista Transportes foi incendiado por um grupo de cinco homens, no final da noite, no Jardim Danfer, região de Ermelino Matarazzo, na zona leste. O coletivo, que operava a linha 2363 (Jardim Danfer - Parque Dom Pedro II), estava parado no ponto final, na praça Félix, no Jardim Danfer, quando os criminosos, pelo menores três deles armados, surgiram e invadiram o veículo.

Passageiros, cobrador e motorista foram obrigados a descer. Dois dos bandidos, portando garrafas pet com gasolina, espalharam o combustível no ônibus e atearam fogo. Os bombeiros ainda foram acionados, mas não chegaram a tempo de impedir a destruição por completo do veículo. Segundo a polícia, o grupo não agrediu as vítimas nem levou o dinheiro que estava na catraca. O caso foi registrado no 24º Distrito Policial, da Ponte Rasa.

No final da noite, homens armados passaram em frente ao Bar do Chapel, na altura do nº 105 da Rua Barretos, na Vila Passalacqua, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, e atiraram contra um grupo de pessoas. Quatro delas foram baleadas. Destas, três morreram, todas no local. Uma quarta, em estado gravíssimo, foi levada para o pronto-socorro do Hospital Santa Marcelina, na mesma cidade.

Por volta das 21h30, homens encapuzados, em duas motos, também atacaram pessoas que estavam reunidas em um bar, na altura do número 138 da rua Domingos de Araújo Almeida, no Jardim Vera. O dono do bar e um funcionário escaparam dos disparos ao se esconderem atrás do balcão. Cinco pessoas, todas do sexo masculino, foram baleadas e encaminhadas para o Hospital Municipal de Urgência (HMU). Uma delas morreu, três permaneciam internadas e uma recebeu alta. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Guarulhos.

Um suspeito morreu e outro ficou ferido em dois confrontos com a polícia nas cidades de Diadema e Ferraz de Vasconcelos. Por volta da 1h desta madrugada, um assaltante foi baleado por um policial civil no começo da avenida Conceição, região central de Diadema, no Grande ABC. O policial, ao testemunhar um taxista sendo atacado pelo criminoso, interveio. O assaltante, mesmo baleado, conseguiu fugir. Já em Ferraz de Vasconcelos, no início da noite, um homem, armado com uma metralhadora artesanal, trocou tiros com policiais militares do 32º Batalhão e morreu.

No início da noite, no Jardim Vera Cruz, região do Parque São Rafael, Sapopemba, zona leste de São Paulo, o policial militar Ricardo Santos foi vítima de uma tentativa de assalto na avenida Sargento Iracitan Rodrigues. Ao reagir à ação dos dois assaltantes, ambos adolescentes, o policial foi ferido na cabeça e em uma das pernas. Acionada, a Polícia Militar localizou a dupla na rua Bento Ribeiro, no Jardim Santo André, onde os menores foram baleados. Ambos foram levados para o pronto-socorro do Hospital Geral de São Mateus, onde um morreu. O caso foi registrado no 49º Distrito Policial, de São Mateus.

No começo da madrugada, dois adolescentes, de 12 e 15 anos, foram baleados por desconhecidos na esquina da avenida Sport Club Corinthians Paulista com a rua São Paulo da Cruz, no Jardim Santo Antonio, em Osasco, na Grande São Paulo. No local, segundo a polícia, funcionaria um ponto de uso e tráfico de drogas. Ambas as vítimas foram levadas para o pronto-socorro do mesmo bairro, onde morreram. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Osasco.

Também em Osasco, por volta das 3h, um jovem de 28 anos foi encontrado baleado, ao lado de uma picape Saveiro prata parcialmente incendiada, em uma viela da rua Agostinho César Cupertino, no Jardim Elvira. O rapaz foi resgatado pelos bombeiros e encaminhado ao pronto-socorro do Jardim Helena Maria, mas não resistiu aos ferimentos.

Dois homens foram baleados em frente à casa de um deles na rua Anita Garibaldi, no bairro Santa Maria, em São Caetano do Sul, no ABC, às 22h desta terça-feira (20). Encaminhada ao Hospital Albert Sabin, uma das vítimas, que já tem passagem pela polícia e permanecia internada, disse que conversavam junto ao portão quando foram baleados. A outra vítima, ferida de raspão, foi atendida no mesmo hospital e liberada. Acredita-se em crime de acerto de contas relacionado ao tráfico de drogas. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial da cidade.

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas a tiros durante a noite capital paulista. Um dos crimes ocorreu às 21h30 no Jardim Pinheiros, zona oeste; o outro meia hora antes, na região de Guaianazes, zona leste, onde um homem foi internado no Hospital Geral de Guaianazes após ser baleado por um desconhecido na avenida Coronel Manuel Machado. A vítima permanecia internada. O caso foi registrado no 49º Distrito Policial, de São Mateus.

No Jardim Pinheiros, três homens foram feridos a tiros por desconhecidos em uma moto na altura do nº 299 da rua Sebastião Martins, uma travessa da pista marginal da rodovia Raposo Tavares. As vítimas foram levadas para o pronto-socorro Bandeirantes, onde uma delas já chegou morta. Duas foram transferidas para o Hospital Universitário e não foi informado. O estado de saúde delas. O crime foi registrado no 14º Distrito Policial, de Pinheiros.