Topo

Papais-noéis fazem encontro na quarta-feira para pôr as barbas de molho no Rio

Na Dinamarca, desfile de papais-noéis marcou a abertura dos preparativos para o Natal - Carsten Rehder/EFE
Na Dinamarca, desfile de papais-noéis marcou a abertura dos preparativos para o Natal Imagem: Carsten Rehder/EFE

Alana Gandra

Da Agência Brasil, no Rio

25/12/2012 17h32

Iniciativa do ator Limachem Cherem, a Escola de Papais-Noéis do Brasil  promove na quarta-feira (26) o tradicional Encontro Barbas de Molho, no qual será feita uma despedida simbólica do Natal deste ano. Cerca de 30 papais-noéis são esperados para o encontro em um restaurante da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro. Lá, além de repor as energias gastas no Natal em torno de uma macarronada, eles vão pôr as barbas “de molho” até o próximo ano.

“Nessa macarronada, a gente faz o corte das barbas. Quem quiser corta a barba e deixa o rosto limpo, para voltar  no ano que vem como Papai Noel”,  explicou nesta terça (25) o fundador da escola. “Eles tiram a roupa de Papai Noel, 'desvestem' a personagem, para voltar em dezembro do ano que vem”. Na ocasião, serão entregues os “Oscar Noel”, como são denominados os troféus concedidos aos três melhores papais-noéis do ano, eleitos por votação popular no blog da Escola de Papais-Noéis do Brasil.

Trabalhando com  teatro infantil, onde chegou a personificar várias vezes a figura do Papai Noel, Limachem Cherem decidiu incutir profissionalismo entre os que representavam o papel do lendário velhinho que distribui presentes no Natal”. Em 1993,  transformou o curso que dava para idosos em  uma escola para formar profissionais que atuassem no natalino. Segundo ele, era uma forma de absorver a magia que envolve a data e de dar oportunidade de remuneração extra aos que encarnavam Papai Noel.

Cherem comemora o resultado dos 19 anos da escola: “São mais de 400 papais-noéis formados”, disse ele, que reservou a manhã de Natal para sair de charrete pela localidade de Jardim Novo, em Realengo, zona norte da cidade, distribuindo presentes para  crianças carentes, que o aguardavam com senhas nas mãos.

Em entrevista à Agência Brasil, Cherem explicou que um candidato a Papai Noel precisa ter as características demandadas pelo mercado contratante, shopping centers, principalmente: mais de 60 anos e, preferencialmente, cabelos e barbas brancos, além de um tipo físico que se aproxime do da personagem tradicional, bem robusta. Na escola, os candidatos têm noções de teatro, incluindo aulas de dicção, postura, interpretação, improvisação, música. “Vamos ensinando isso para deixar o candidato mais ou menos perto da personagem perfeita.”

O próximo curso da Escola de Papais-Noéis do Brasil será em outubro, com cinco aulas.

Os papais-noéis costumam trabalhar, em média, 40 dias  seguidos e receber de R$ 3 mil a até R$ 5 mil pelo período, “de acordo com o tamanho do shopping, disse Cherem.