Topo

Arrastada por enxurrada, menina de cinco anos morre após ser encontrada em bueiro em Taquaritinga (SP)

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

07/02/2013 12h53

Uma criança de cinco anos de idade que voltava da escola morreu na tarde dessa quarta-feira (6) ao ser arrastada pela enxurrada para dentro de um bueiro durante um temporal em Taquaritinga (334 km de São Paulo). Ingrid Vitória Machado foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros inconsciente dentro de um córrego que fica cerca de mil metros de distância do bueiro, uma hora depois, por volta das 17h.

Ela apresentava ferimentos leves na cabeça, mas havia sofrido uma parada cardiorrespiratória, segundo o sargento Epson José dos Santos, 47, comandante interino da base dos bombeiros em Taquaritinga.

De acordo com o policial, a menina foi conduzida rapidamente a uma unidade de saúde. Durante o trajeto, recebeu os primeiros socorros, que não deram resultado. No pronto-socorro, um médico também tentou reanimá-la, sem sucesso. A família da criança disse que a morte poderia ter sido evitada se a escola não tivesse liberado os alunos debaixo de chuva, às 16h.

“O pior é que o pai dela esteve na escola às 15h, de moto, e pediu para levá-la para casa porque ia chover, mas não conseguiu a liberação. Quando voltou, às 16h, os alunos já tinham saído”, disse o sorveteiro Cleiton Henrique de Oliveira, 23, primo do pai de Ingrid, o entregador de supermercado Fabiano Cristiano Machado.

Segundo Oliveira, Ingrid morava um quilômetro de distância da escola. Sob a chuva, ela e os colegas brincavam na enxurrada, quando um dos chinelos da criança saiu do pé. “Ela tentou pegar, mas acabou caindo e foi arrastada para dentro do bueiro”, disse.

Ainda segundo Oliveira, moradores da Vila São Sebastião já havia pedido à prefeitura que colocasse grade nos bueiros, por terem entradas muito largas. “Até adulto passa no vão.” O sorveteiro disse que a família vai processar a prefeitura. “Eles não podiam ter liberado os alunos debaixo de um temporal daquele”, afirmou.

Outro lado

A Prefeitura de Taquaritinga informou nesta quinta-feira (7) que instaurou uma sindicância no mesmo dia para saber de quem é a responsabilidade pela liberação dos alunos durante o temporal. Ingrid estudava no primeiro ano do ensino fundamental da escola de período integral Professora Célia Regina Dib Renzo. O corpo da criança será enterrado nesta quinta-feira (7). Ela vivia na mesma casa com o pai, a mãe e uma irmã de 12 anos.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Taquaritinga, as chuvas registradas nos dois últimos dias na cidade foram as mais intensas dos últimos anos. Cerca de 30 árvores caíram, e dois motoristas precisaram de ajuda para sair dos veículos, que ficaram ilhados na madrugada de quarta-feira na avenida Dr. Francisco Area Leão.