Topo

Governo federal desmonta gabinete de crise em Santa Maria (RS); 33 continuam internados

Flávio Ilha

Do UOL, em Santa Maria (RS)

18/02/2013 11h35

O Ministério da Saúde desfaz nesta segunda-feira (18) o gabinete de crise da Força Nacional do SUS, em Santa Maria (RS), que prestava auxílio às vítimas do incêndio de 27 de janeiro na boate Kiss.

Desde o dia da tragédia, mais de 60 profissionais das áreas clínica e de saúde mental trabalharam na cidade, em apoio aos sobreviventes e parentes dos 239 mortos na tragédia.

A partir do último sábado (16), o gabinete ficou apenas um coordenador em Santa Maria, representando o ministério da Saúde.

A estrutura montada na cidade foi desativada aos poucos, à medida que mais pacientes receberam alta dos hospitais.

Pelo balanço de domingo (17) da Secretaria Estadual de Saúde e da Força Nacional do SUS, 33 pacientes continuam internados em hospitais de Porto Alegre e Santa Maria.

Seis deles ainda necessitam de ventilação mecânica. O ministério afirma que a desmobilização do gabinete de crise não significa que o atendimento às vítimas será interrompido.

“O atendimento profissional será mantido com as equipes das secretarias da saúde do Estado e do município, com a supervisão do ministério”, informou a assessoria de imprensa da pasta.

O ministério também discute a criação de uma estrutura física para o Centro de Especialidades junto ao Hospital Universitário da UFSM, para servir de atendimento às vítimas. O centro poderá ter uma estrutura física em até seis meses, segundo o ministério.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve vir a Santa Maria nesta segunda-feira (18) para oficializar o fim das atividades do gabinete de crise na cidade.