Topo

Após vistoria, Procon notificará metrô do Rio por superlotação e ar-condicionado desligado

Funcionária do Metrô do Rio de Janeiro (esquerda) orienta passageiros das estações Cantagalo e General Osório - Luiz Roberto Lima/Futura Press
Funcionária do Metrô do Rio de Janeiro (esquerda) orienta passageiros das estações Cantagalo e General Osório Imagem: Luiz Roberto Lima/Futura Press

Julia Affonso

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/02/2013 18h11

Uma fiscalização do Procon-RJ e da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor na Linha 2 do MetrôRio nesta terça-feira (26) identificou diversas irregularidades nas estações e nos trens que operam na capital fluminense. A operação começou às 5h30.

Durante a viagem, a vistoria encontrou vagões superlotados, ar-condicionado sem funcionamento, problemas com a ventilação de algumas estações, elevadores para deficientes enguiçados, escadas rolantes em manutenção, poucos funcionários atendendo nas bilheterias e longas filas.

A secretária estadual Cidinha Campos vai propor um termo de ajustamento de conduta ao MetrôRio. A empresa será notificada pelas irregularidades encontradas pelos fiscais do Procon e terá um prazo de 15 dias para apresentar sua defesa.  

Procurado, o MetrôRio explicou, em nota, que investiu mais de R$ 1 bilhão na modernização de sua infraestrutura e frota. "O MetrôRio é um transporte de massa e já aumentou a oferta de lugares em 30%, com a entrada em operação de 13  dos 19 novos trens comprados. Até o final de março, todos os 19 novos trens estarão em operação, preferencialmente na Linha 2, onde a temperatura é mais alta devido à troca de calor dos trens atuais com a via permanente".

A concessionária informou que os trens antigos passaram por um processo de modernização e que os novos operarão com o ar condicionado 33% mais potente. “Cada composição dispõe de um sistema de 336 mil BTUs de potência –o equivalente a 33 aparelhos de ar-condicionado de 10 mil BTUs ligados ao mesmo tempo”, diz a nota.

Ainda segundo o MetrôRio, a empresa não recebeu até o momento nenhuma notificação do Procon.