Topo

Previsão de chuva forte deixa região serrana do Rio e Angra dos Reis em estado de atenção

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

11/03/2013 20h00

Uma frente fria que está entre o litoral do Estado do Rio e o sul do Espírito Santo deixa nesta segunda-feira (11) toda a região serrana e Angra dos Reis, na região dos Lagos, em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

As regiões registraram chuvas na manhã desta segunda, no entanto, por causa da previsão de chuva forte até a madrugada de terça-feira (12) do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) o órgão estadual manteve o estado de atenção.

O estágio de atenção é o segundo em uma tabela que vai de vigilância (quando não há chuvas), atenção (quando há previsão de chuva forte e algum registro), alerta (quando a chuva é forte) e alerta máximo (quando a chuva é muito forte e já registra transbordamentos).

De acordo com a Defesa Civil de Nova Friburgo, a cidade teve chuva somente na parte da manhã e não registrou nenhuma ocorrência.

Em Petrópolis, choveu forte durante o fim de semana e a Defesa Civil registrou 12 ocorrências entre a noite de sexta-feira (8) e manhã dessa segunda, a maioria pedidos de vistorias preventivas. Na madrugada de sábado houve queda de árvores e galhos. Nas últimas 24 horas, segundo a nota do órgão, os maiores índices pluviométricos foram registrados no centro, com 73,8 milímetros e no Morin, com 32,8 mm. No fim da tarde de sábado, em apenas uma hora de chuva o índice chegou a 90 mm, no Alto da Serra e no Morin.

A reportagem do UOL não conseguiu contato com os outros municípios em estágio de atenção.