Topo

Criança de 6 anos é encontrada morta dentro de mala no Rio

Felipe Martins

Do UOL, no Rio

26/03/2013 08h23Atualizada em 26/03/2013 11h14

Uma criança de seis anos foi encontrada morta na noite desta segunda-feira (25) dentro de uma mala na casa de uma manicure em Barra do Piraí, município do sul fluminense. De acordo com a polícia, a manicure Suzana do Carmo de Oliveira Figueiredo, 22, que trabalhava para a mãe da vítima, confessou o crime. Ainda não há advogado instituído para a defesa da manicure, que está presa na 88ªDP (Barra do Piraí).

  • João Felipe foi dado como desaparecido após sair da escola

João Felipe Eiras Santana Bichara foi dado como desaparecido na tarde de segunda, após a manicure Suzana de Oliveira buscá-lo no Instituto de Educação Nossa Senhora Medianeira, onde ele estudava, alegando que o levaria para fazer exames. A escola acabou liberando o menino, que desde então não havia sido mais visto.

De acordo com o delegado José Mário Salomão Omena, titular da 88ª DP, responsável pelas investigações, a manicure confessou ter assassinado João Felipe. Ela conhece a família da vítima há cerca de três anos.

Segundo o delegado, a mulher agiu sozinha. No entanto, em breve entrevista à "TV Rio Sul", a manicure foi questionada sobre a motivação do crime e respondeu apenas com a frase: "Não fiz isso sozinha".

No depoimento à polícia, a manicure disse que ligou para a escola se fazendo passar pela mãe da criança, avisando que iria buscar o menino. Ainda de acordo com o depoimento, ela pegou um táxi e parou em frente à escola e, em seguida, pediu para o taxista buscar a o menino, sempre se passando como mãe dele. 

João Felipe foi levado até um hotel no centro da cidade, onde foi asfixiado com uma toalha molhada. Ela contou, na delegacia, que então pegou outro táxi para levar o corpo até a sua casa, onde o despiu e o escondeu em uma mala.

O corpo foi encontrado pelos policiais no local por volta das 19h. Ela foi presa em flagrante pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel, emboscada e ocultação de cadáver.

A polícia ainda tenta descobrir a real motivação do crime. Segundo o delegado, a manicure mudou várias vezes a versão para a causa do homicídio. Ainda na segunda-feira, funcionários do colégio, taxistas e recepcionistas do hotel foram ouvidos na 88ª DP. O delegado agora aguarda os resultados dos laudos periciais e também os depoimentos dos pais da vítima para ajudar no esclarecimento da motivação do crime.

A família da vítima, que é dona de uma imobiliária na cidade, chegou a usar o Facebook para tentar localizar o menino. Após a confirmação da morte de João Felipe, uma imagem com a palavra luto foi incluída na conta na rede social.

Durante a noite, moradores de Barra do Piraí cercaram a delegacia para linchar a manicure. A distrital precisou ser fechada, por ordem do delegado titular.