Topo

Principal queixa de passageiros no Rio é sobre motorista que não para no ponto, diz ouvidoria

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

05/04/2013 06h00

A principal reclamação que os passageiros de ônibus do Rio de Janeiro levam à ouvidoria da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) diz respeito aos motoristas que não atendem aos sinais de embarque e desembarque nos pontos.

Investigações preliminares da Polícia Civil do Rio de Janeiro dão conta de que a queda de um ônibus de um viaduto na avenida Brasil, na última terça-feira (2), teria sido causada por uma briga entre um passageiro e o motorista após esse último não atender a uma solicitação de parada. O acidente deixou sete mortos e 11 feridos.

MOTORISTAS X PASSAGEIROS

Segundo levantamento divulgado pela secretaria, das 32.585 reclamações registradas em 2012, 14.854 (45%) eram sobre motoristas que não respeitaram os pedidos de parada. Neste ano, desde janeiro, já foram 3.346 queixas sobre o mesmo assunto, do total de 9.531 recebidas pela ouvidoria.

Comportamento indevido do motorista, como usar fone de ouvido ou falar ao celular, é a segunda principal reclamação dos passageiros cariocas: 4.308 em 2012 e 1.446 em 2013.

Na sequência vem a escassez de ônibus, motivo de 3.279 queixas em 2012 e 1.163 em 2013. As reclamações recebidas pela ouvidoria também dizem respeito às condições dos veículos e à qualidade dos serviços prestados pelas empresas.

Acidente

Uma das pessoas que ficou ferida no acidente com o ônibus, Amanda Santana Silva, 19, disse para sua mãe que o motorista levou um chute no rosto segundos antes de o veículo cair do viaduto Brigadeiro Trompowski.

A mãe de Amanda, Conceição Rodrigues Santana, contou que, segundo a jovem, o motorista não parou no ponto onde um homem queria descer, antes do viaduto.

Os dois teriam iniciado uma discussão e o jovem teria pulado a catraca e chutado o rosto do condutor, que perdeu o controle do veículo. "Ela disse que o homem pulou a catraca, ficou discutindo com o motorista e acertou um pontapé no rosto dele. Ela disse que viu o motorista virando de lado, e o ônibus caiu", afirmou.

Indiciados

Na quinta-feira (4), o titular do distrito policial de Bonsucesso (21ª DP), José Pedro Costa da Silva, indiciou por homicídio doloso (com intenção de matar) o motorista e o jovem suspeito de tê-lo agredido antes do acidente.

Ambos também responderão por tentativa de homicídio em relação aos sobreviventes.