Topo

Passageiro de trem morre no Rio de Janeiro após cair na linha férrea

Do UOL, no Rio

18/04/2013 17h08Atualizada em 18/04/2013 17h42

Um passageiro da Supervia, concessionária responsável pelo transporte ferroviário no Rio de Janeiro, morreu após cair no vão entre um trem e a plataforma da estação Brás de Pina, nesta quinta-feira (18), na zona norte da cidade.

O acidente ocorreu quando o passageiro tentava trocar de vagão. Segundo a empresa, ele tentou forçar a abertura da porta e acabou ficando preso ao equipamento, caindo em seguida. O homem chegou a ser socorrido no local pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu aos ferimentos.

A concessionária não soube esclarecer se a vítima chegou a ser atropelada pelo trem. Em função do acidente, a circulação do ramal Saracuruna (sentido Duque de Caxias, na Baixada Fluminense) registra acréscimo de 30 minutos em suas partidas e os trens para Gramacho (mesmo sentido) estão temporariamente suspensos.

Descarrilamentos

Em menos de quatro meses, a Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos para Transportes) registrou um caso a cada 15 dias (em um total de oito) de descarrilamento envolvendo trens da Supervia.

Da relação de descarrilamentos, um ocorreu em janeiro (dia 31), três em fevereiro (dias 7, 15 e 26), um em março (dia 18) e três somente no começo de abril (dias 3, 4 e 11). 

Em todo o ano passado, foram registrados nove incidentes, menos de um por mês e um a mais dos registrados neste ano.