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Tribunal de Contas do Rio arquiva investigação sobre suspeita de cartel em empresas de ônibus

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

26/06/2013 19h53

Um dia após 27 vereadores terem dado entrada no pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Ônibus, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o TCM (Tribunal de Contas do Município) arquivou o processo que investigava a formação de cartel entre as empresas participantes da licitação, nesta quarta-feira (26). O conselheiro-relator do processo Antônio Carlos Flores de Moraes, que pediu o arquivamento, afirmou que o tema está superado, pois houve "esclarecimento sobre uma possível configuração de crime contra a ordem econômica".

Em seu relatório, Moraes anexou a explicação do ex-secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão Fontes, ouvido durante o processo, sobre o caso. "Com efeito, cartel [...] é um acordo entre empresas no qual, na maioria das vezes, o preço é fixado e o mercado dividido. Outras variáveis de mercado também podem ser consideradas no cartel, tais como a qualidade do produto, lançamento de novos produtos, etc. O objetivo do cartel é elevar os preços ao consumidor, através da redução da concorrência, aproximando o resultado do mercado em termos de lucratividade ao que seria alcançado numa situação de monopólio”, afirma Fontes.

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"Tais variáveis não se encontram presentes na hipótese, na medida em que se trata de mercado sujeito à regulação por parte do Poder Público Municipal, que estabelece unilateralmente, e sem qualquer ingerência, participação ou interferência dos concessionários, todos os aspectos relacionados com a prestação dos serviços, tais como as respectivas tarifas, itinerários, linhas, horários, etc. Os concessionários se limitam, portanto, a executar os serviços com estrita observância das normas estabelecidas pelo Município, de nada servindo eventuais acordos visando dispor sobre qualquer aspecto relacionado com o funcionamento do mercado”, disse o ex-secretário, durante o processo.

Segundo o relatório do conselheiro, o valor global do contrato entre a secretaria municipal de Transportes e o Consórcio Intersul de Transportes é de R$ 3.135.495.519,25. O prazo de concessão é de 20 anos, que podem ser prorrogáveis pelo mesmo período, uma única vez.

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Na tarde de terça-feira (25), o vereador Eliomar Coelho (PSOL) protocolou o pedido de abertura da CPI dos Ônibus. De acordo com ele, falta transparência na relação entre o Executivo e as empresas de ônibus."Quem define a política de transportes no Rio de Janeiro não é o prefeito Eduardo Paes [PMDB], é a Fetranspor [Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado]", afirmou Coelho. "É preciso que esses políticos saiam desse profundo silêncio. "

O vereador disse que a CPI pretende apurar irregularidades nos convênios celebrados entre a secretaria municipal de Educação e o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro). Segundo Coelho, a prefeitura repassou R$ 50 milhões para o Rio Ônibus como forma de compensação às gratuidades dos estudantes repassando verba oriunda do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).