Topo

Garrafa com manuscritos é encontrada embaixo de estátua em Curitiba

Uma pequena garrafa com manuscritos e um pedaço de metal ainda não identificado foi encontrada embaixo da escultura de Tiradentes, na praça de mesmo nome, no centro de Curitiba, durante a retirada da estátua para restauração na noite de quinta-feira (25) - Ateliê João Turin/Divulgação
Uma pequena garrafa com manuscritos e um pedaço de metal ainda não identificado foi encontrada embaixo da escultura de Tiradentes, na praça de mesmo nome, no centro de Curitiba, durante a retirada da estátua para restauração na noite de quinta-feira (25) Imagem: Ateliê João Turin/Divulgação

Talita Boros

Do UOL, em Curitiba

26/07/2013 17h34

Uma pequena garrafa com manuscritos e um pedaço de metal ainda não identificado foi encontrada embaixo da escultura de Tiradentes, na praça de mesmo nome, no centro de Curitiba, durante a retirada da estátua para restauração na noite de quinta-feira (25). A prefeitura estima que o objeto tenha pelo menos 85 anos.

A garrafa está tampada com uma espécie de rolha e aparenta estar no local há muito tempo. Os técnicos da prefeitura trabalhavam na retirada da estátua do pedestal quando encontraram a garrafa.

A escultura de Tiradentes é obra do artista paranaense João Turin (1878-1949) e foi inaugurada em 1928. Não se sabe desde quando o objeto está no local, se foi colocado por alguém depois da inauguração ou se foi uma intervenção pensada pelo próprio escultor.

  • Divulgação/Prefeitura de Curitiba

    A estátua de Tiradentes criada por João Turin

O conteúdo da garrafa deverá ser revelado na próxima semana pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT), após a inspeção de restauradores da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

“Agora, a ansiedade é para conhecer o conteúdo deste texto, que será aberto na próxima semana com todos os cuidados que situação requer”, disse Marcos Cordiolli, presidente da FCC.

A escultura de Tiradentes foi transportada para o Ateliê João Turin, onde será restaurada pelo escultor Elvo Benito Damo, e deve retornar à praça em 60 dias. A praça Tiradentes é considerada o marco zero da capital paranaense.