Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

Um adolescente de 14 anos morreu após ser picado por uma serpente em São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina, na terça-feira (30). A vítima chegou a receber atendimento hospitalar, mas não resistiu.

O que aconteceu

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, o adolescente foi picado na região lombar pela serpente do gênero Bothrops, que inclui espécies peçonhentas como a jararaca e a jararacuçu.

A pasta afirmou em nota ao UOL que ele deu entrada no hospital de São Francisco do Sul no último sábado (27) e recebeu soro antiofídico no local, mas houve piora do quadro clínico nos dias seguintes.

"No domingo, foi solicitado transporte ao Samu onde foi realizado a transferência para o Hospital Jeser Amarante Faria, em Joinville", informou a SES.

O paciente, que não teve o nome divulgado pela secretaria, seguiu apresentando piora dos sintomas, e, na terça-feira (30), faleceu.

Sintomas da picada

Segundo artigo do Instituto Butantan, os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento.

"Também podem ocorrer sangramentos em mucosas, como nas gengivas e nariz. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal aguda", informa o instituto.

Para se prevenir de picadas de cobras, o instituto recomenda: usar calçados fechados, de preferência de cano alto, ao andar ou trabalhar em áreas de mata; usar luvas grossas para manipular folhas secas, lixo, lenha, palhas, etc; não colocar as mãos em buracos e tomar cuidado ao revirar cupinzeiros; evitar acúmulo de lixo e entulho.

Continua após a publicidade

Veja abaixo as recomendações do Ministério da Saúde sobre o que fazer e não fazer em caso de acidentes com cobras.

O que fazer

Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;

Manter o paciente deitado;

Manter o paciente hidratado;

Procurar o serviço de saúde mais próximo.

Continua após a publicidade

O que não fazer

Não fazer torniquete ou garrote;

Não cortar o local da picada;

Não perfurar ao redor do local da picada;

Não colocar folhas, pó de café ou outros contaminantes;

Não beber bebidas alcoólicas, querosene ou outros tóxicos.

Continua após a publicidade

*Com reportagem publicada em 24/01/20.

Deixe seu comentário

Só para assinantes