Topo

"Estamos honrados de sermos os próximos afitriões da comunidade católica", diz peregrino polonês

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, no Rio

28/07/2013 15h50

Os 56 poloneses que vieram de Varsóvia para o Rio de Janeiro acompanhar a 28ª Jornada Mundial da Juventude não pouparam esforços para comemorar o anuncio do papa Francisco sobre a cidade -sede da próxima edição internacional do evento: Cracóvia, na Polônia.

"Nosso país está muito bem preparado para receber a comunidade católica em 2016", disse Jan Szubski, coordenador do grupo, que apontou as várias visitas do papa João Paulo 2º ao país para justificar as condições da Polônia de receber a JMJ.  "Estamos muito honrado em saber que serão os próximos anfitriões."

Assim como o Brasil, segundo ele, a Polônia é um país com vasto roteiro religioso. "O Brasil tem Aparecida e nós temos Czestochowa", compara ele. O país também tem Wadowice, cidade Natal do papa João Paulo 2º, idealizador da Jornada Mundial da Juventude.  A cidade polonesa fica apenas 50 km de Cracóvia.

"Viajar é muito bom. Mas ter a oportunidade de organizar e participar de cada etapa da idealização de um evento desse tamanho é melhor ainda", relatou Szubski.

Além disso, Szubski acrescentou a possibilidade de o mundo conhecer um pouco melhor a cultura polonesa. "Ainda temos três anos para se preparar, mas essa preparação já começa desde já."