PF cumpre 11 mandados de prisão em operação contra desvio do Fome Zero no PR
A Polícia Federal no Paraná deflagrou uma operação, nesta terça-feira (24), que pretende cumprir 11 mandados de prisão preventiva, 37 de busca e apreensão, sete de suspensão cautelar da função pública e 37 de condução coercitiva em 15 cidades do Paraná, além de Bauru (SP) e Três Lagoas (MS).
A operação, denominada “Agro-Fantasma”, é resultado de uma investigação de desvio de recursos públicos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que faz parte do programa Fome Zero, do Governo Federal.
No programa, a verba era repassada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a associações e cooperativas rurais. O PAA foi implementado em 2003 e, segundo a PF, movimenta anualmente bilhões de reais em todo o país.
Iniciada em 2011, a operação investigou desvios em 22 programas nas cidades de Guarapuava, Foz do Jordão, Honório Serpa, Candói, Ponta Grossa, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Itapejara D’Oeste, Goioxim, Pinhão e Querência do Norte. Eles teriam ocorrido entre os anos de 2009 e 2013.
Indiciados
Foram indiciadas 58 pessoas nos crimes de apropriação indébita previdenciária, estelionato, quadrilha ou bando, falsidade ideológica, ocultação de documento, peculato doloso, peculato culposo, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, condescendência criminosa e violação de sigilo funcional.
Ainda de acordo com a PF, toda a cúpula da Conab no Paraná e fiscais ligados à companhia estão sendo afastados por suspeita de participação nos crimes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.