Topo

Aeroporto Santos Dumont (RJ) é reaberto para pousos

Do UOL, no Rio

07/11/2013 12h39Atualizada em 07/11/2013 12h39

Após ser fechado para pousos às 10h06 desta quinta-feira (7), o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, reabriu às 12h13 para as aterrissagens. O fechamento ocorreu por conta da chuva fraca e constante que teve atinge a cidade desde a noite desta sexta (8).

Nesta manhã, os pousos acontecem com o auxílio de instrumentos, assim como já ocorre com as decolagens desde a abertura do aeroporto, às 6h.

Até o meio-dia, 22 dos 68 voos para o Santos Dumont previstos foram cancelados. Já o Aeroporto Internacional do Galeão opera por instrumentos desde o início da manhã.

De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), até as 12h, o Aeroporto Santos Dumont registrou 27 atrasos. Até as 11h, dez voos haviam sido transferidos para o Galeão.

No Galeão, que tinha 69 voos domésticos previstos até o meio-dia, houve nove atrasos e oito cancelamentos. Entre os 13 voos internacionais, registravam-se sete atrasos e um cancelamento.

Trânsito

O mau tempo também complicou o trânsito na cidade, provocando congestionamentos em diversas vias na manhã desta quinta. De acordo com o COR (Centro de Operações da Prefeitura do Rio), há acúmulo de água em pontos cinco ruas do Centro e Zona Portuária da cidade.

Segundo o COR, o município está sob a influência da passagem de uma frente fria no oceano associada à atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, uma banda de nebulosidade que se estende desde o norte do país até o Oceano Atlântico. Nesta quinta, o fenômeno deixou o tempo instável, com céu encoberto, chuva fraca e temperatura média de 20ºC. A previsão é de chuva moderada no resto do dia, mas em pontos isolados.

Ainda de acordo com o Centro de Operações da prefeitura, por volta das 10h, o fluxo de veículos era lento nas seguintes vias: autoestrada Lagoa-Barra, nos sentidos zona sul e oeste; avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, no Centro; Linha Amarela, sentidos Barra da Tijuca e Fundão; Linha Vermelha, sentido Centro; Elevado Paulo De Frontin, sentidos Túnel Rebouças e Praça Da Bandeira; Túnel Rebouças, sentidos Rio Comprido e Lagoa; Túnel Santa Bárbara, sentido Laranjeiras; Túnel Zuzu Angel, sentidos Gávea e São Conrado; Túnel Do Joá, sentido São Conrado; estrada Grajaú-Jacarepaguá, sentido zona norte; avenida Brasil, sentido Centro; e Gasômetro, sentido Centro.

Já as vias que apresentam tráfego intenso são a avenida Presidente Vargas, no sentido Praça Da Bandeira; Linha Vermelha, sentido Baixada Fluminense; Via Binário, sentidos Gasômetro e avenida Venezuela; Gasômetro, sentido Ponte Rio-Niterói; Túnel Santa Bárbara, sentido Catumbi; e Túnel Do Joá, sentido Barra da Tijuca.

As áreas com acúmulo de água ficam nas ruas da América, Rivadávia Correia, Cordeiro da Graça, Professor Pereira Reis e Pedro Alves. O COR informou que agentes da concessionária Porto Novo trabalham no local.