Rio de Janeiro tem dez praias impróprias para banho
Exames do Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) no Rio de Janeiro apontam que dez praias da cidade, entre elas Leblon, Pepê e São Conrado, estão impróprias para banho. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7).
Barra de Guaratiba, Pepino, Vidigal, Copacabana, Urca, Botafogo e Flamengo completam a lista das praias que devem ser evitadas. Estão próprias as praias de Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Ipanema, Arpoador, Diabo, Leme e Vermelha. Um novo levantamento será divulgado na sexta-feira (10).
Desde o final de semana, uma espuma cobre a orla carioca, da Barra da Tijuca à zona sul. Mas tal fenômeno não tem relação com a má qualidade da água. De acordo com o Inea, a origem da espuma é a microalga Tetraselmis s.p., espécie que não produz toxinas e, portanto, não representa riscos à saúde dos banhistas nem ao meio ambiente.
Segundo o instituto, florações de algas são comuns no verão e resultam de fatores como temperatura e insolação elevadas, combinadas com mar calmo e nutrientes na água.
Se a presença da microalga for confirmada, não há motivos para se preocupar com o banho nas praias onde a água estiver própria. "Essa alga não é tóxica. Ela surge por causa do choque entre a água fria e o tempo quente. Com a movimentação das ondas, é como se o mar estivesse batendo uma clara em neve, o que faz surgir a espuma", explica a presidente da Associação Brasileira de Biologia Marinha, Elisabete Barbarino.
Hoje houve uma significativa redução na espuma presente no mar, que pode ser explicada pelo mar mais calmo e à degradação natural na água, segundo o Inea.
Litoral paulista
Em São Paulo, segundo dados divulgados hoje pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), todas as praias de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião, no litoral norte, estão próprias para banho. Ilhabela, por outro lado, tem 7 das 17 praias analisadas impróprias. Ainda no litoral norte, São Vicente tem apenas três praias com água própria: praia da Divisa, praia da Ilha Porchat e Itararé.
Na Baixada Santista, Bertioga, Cubatão, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe estão com todas praias liberadas para mergulho. No Guarujá, apenas a praia do Perequê deve ser evitada. Em Santos, José Menino, Gonzaga e Ponta da Praia estão impróprias. Praia Grande tem metade das praias impróprias.
Veja no infográfico ao lado a qualidade da água das praias de todo o litoral brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.