Calor e umidade aumentam incidência de raios no verão; saiba se proteger
O calor e a umidade típicos do verão propiciam a formação dos raios e é exatamente nesta época do ano que aumenta o número de mortes causadas por eles. Na tarde da última segunda-feira, 13, uma mulher de 36 anos morreu após ser atinginda por um raio no Guarujá, no litoral de São Paulo. Ela estava a cerca de 50 metros de um posto do Corpo de Bombeiros, na praia da Enseada, quando recebeu a descarga elétrica, por volta das 15h30.
De acordo com os bombeiros, um salva-vidas fez avisos sonoros e visuais para que os banhistas deixassem a praia assim que a tempestade chegou. Outras pessoas que também estavam na faixa de areia sentiram a descarga, mas passam bem. A vítima morava em Ribeirão Pires (na Grande São Paulo) e estava com a família em viagem ao litoral.
O Brasil, por seu clima tropical, é o país com maior incidência deste fenômeno natural, sendo que a cada 50 mortes por raios no mundo, uma acontece por aqui, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). De 2000 a 2012, foram 1.601 mortes por raios no Brasil, sendo que 12% desses acidentes aconteceram em praias. Os dados de 2013 ainda não foram fechados
A regra básica a ser seguida durante uma tempestade é evitar lugares abertos, como praias ou campos de futebol. Assim que a chuva começar, é recomendado procurar abrigo sob alguma edificação. Outra orientação é, se estiver dentro de um carro, permanecer nele sem encostar nas partes metálicas, pois os veículos, quando fechados, são bastante seguros durante uma chuva.
Na cartilha do Elat, disponível online, além das regras acima há outras medidas que devem ser tomadas para se proteger de um raio:
- Abrigar-se numa edificação – prédio, casa ou metrô – fechada, sem partes abertas;
- Não ficar próximo a carros, tratores, motos ou bicicletas;
- Não ficar perto de aparelhos elétricos, tais como telefone com fio ou celular conectado ao carregador;
- Evitar o contato com água e metal, que são condutores de eletricidade. O cobre e o alumínio presentes nos postes atraem raios, então fique longe deles. Mesmo quando já encontrou um abrigo, é importante evitar a proximidade com esses elementos;
- Ficar debaixo ou próximo de árvores é perigoso. O destino do raio é sempre a superfície (terra, concreto ou mar) e pode atingir quem estiver por perto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.