Topo

Vídeos mostram saques e assaltos à luz do dia em Salvador; 50 são presos

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

17/04/2014 13h08Atualizada em 17/04/2014 15h52

Por conta da greve da Polícia Militar, Salvador está vivendo uma onda de saques, assaltos e arrastões, que são filmados e postados em redes sociais. Salvador é uma das cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil, que será realizada em menos de dois meses.

As imagens mostram pessoas andando com objetos furtados de lojas. Pelas redes sociais, os moradores relatam o medo de sair de casa.

Em um dos vídeos, um homem aparece armado, abordando um taxista na orla, no Jardim dos Namorados. Em outro, um homem está caído e é abordado e espancado por outras pessoas, após um saque a um supermercado da rede Walmart, no Castelo Branco.

No Subúrbio Ferroviário, uma loja da rede Magazine Luiza foi arrombada e invadida. Os saqueadores são filmados, levando objetos tranquilamente, sem nenhuma ação de policiais.

As lojas do comércio estão fechadas, e poucos ônibus estão circulando nesta quinta-feira (17). Uma rede de lojas informou que oito de seus estabelecimentos tinham sido saqueados desde a noite de terça-feira (15), segundo informações da rádio Band News Salvador.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) não informou o número de saques e arrastões registrados até o momento.

Segundo balanço da Polícia Militar, cerca de 50 pessoas foram presas na quarta-feira (16) na Grande Salvador. As detenções ocorreram durante rondas ostensivas e após chamadas feitas por moradores ao telefone de emergência da PM.

A polícia disse que as prisões ocorreram por flagrantes de roubos à mão armada, arrombamentos e saques, em bairros como Liberdade, Iapi e Orla.

Ainda segundo a PM, a atividade administrativa da corporação está funcionamento normalmente, recebendo chamados da população. Na quarta-feira, apenas 202 policiais estavam nas ruas da capital.
 

A SSP afirma que cerca de 6.000 militares do Exército estão nas ruas de Salvador. O Ministério da Justiça confirmou o envio de homens da Força Nacional, mas não revelou efetivo por questões estratégicas.