Assassino do bebê indígena responderá por homicídio duplamente qualificado

Camila Rodrigues da Silva

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

  • Daniel Caron/FAS

    Crianças seguram cartazes contra racismo durante ato contra a morte de Vitor Pinto

    Crianças seguram cartazes contra racismo durante ato contra a morte de Vitor Pinto

Matheus de Ávila Silveira, 23, que confessou o assassinato do menino kaingang Vitor Pinto, 2, está respondendo por crime de homicídio duplamente qualificado, após denúncia do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). O crime aconteceu no dia 30 de dezembro do ano passado, em frente à rodoviária de Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina.

O Promotor de Justiça Gláucio José Souza Alberton, responsável pelo documento, argumentou que o crime foi duplamente qualificado porque "foi cometido por motivo torpe e mediante recurso que impossibilitou a defesa para a vítima". Há ainda os agravantes de ter sido praticado contra menor de 14 anos e contra índio não integrado, define comunicado do MPSC.

Alberton também se manifestou favorável ao pedido de prisão preventiva solicitado pelo delegado da Polícia Civil de Imbituba (SC), Raphael Giordani. Ele foi atendido pelo juízo da 2ª Vara da Comarca de Imbituba. A decisão é passível de recurso.

Silveira está preso desde o início do ano. Ele confessou o crime e diz ter matado a criança por "influência dos espíritos".

Sobre o caso

Vitor Pinto, um menino indígena de dois anos da tribo dos Kaigangs estava sendo alimentado pela sua mãe, Sônia da Silva, nos arredores da rodoviária de Imbituba no dia 30 de dezembro. Um homem, supostamente Matheus Silveira, fez um carinho no menino e, quando a criança levantou o rosto, degolou-a com um estilete. Vitor morreu no local.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos