Defeito em hidrelétrica deixa Pará e parte de Manaus e do Maranhão sem luz

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

Um problema na Usina Hidrelétrica de Tucuruí, localizada às margens do rio Tocantins, deixou o Pará e parte de Manaus (AM) e do Maranhão sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira (2).

O fornecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 8h30 e causou transtornos no trânsito de Belém e de Manaus porque semáforos ficaram sem funcionar.

No Amazonas, além da capital do Estado, a cidade de Iranduba também foi afetada. Em nota, a Eletrobras Distribuição Amazonas informou que o fornecimento foi restabelecido às 08h23, normalizando 100% das duas cidades às 8h40.

A Celpa (Centrais Elétricas do Pará) ainda não divulgou os números de cidades afetadas no Pará e no Maranhão, nem o de usuários que ficaram sem energia elétrica. Segundo a Celpa, a energia elétrica está sendo restabelecida gradativamente.

A empresa informou que o problema foi ocasionado por defeito de um equipamento do sistema de Transmissão de 500KV, causando a queda da subestação de Tucuruí, de responsabilidade da Eletronorte.

Por sua vez, a Eletronorte declarou que a interrupção ocorreu após o transformador de corrente estourar no circuito 3 e a transmissão de energia ser cortada. O transformador pertence a uma empresa terceirizada que atua na usina. A causa do dano no equipamento ainda está sendo apurada pelas instituições envolvidas.

A Celpa informou que manteve contato com o ONS (Operador Nacional do Sistema) e com a Eletronorte desde que foi informada da interrupção da energia elétrica.

A central de atendimento da Celpa sofreu impacto com suspensão do fornecimento de energia elétrica, mas segundo a companhia, já está funcionando normalmente.

A Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) informou que o abastecimento de água foi afetado em Belém.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos