Lucas Lima/UOL

Violência em São Paulo

Adolescente é detido após assaltar o próprio pai no interior de São Paulo

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto

Um jovem de 16 anos foi detido após participar de um assalto ao seu próprio pai, um catador de recicláveis de 45 anos, em Bauru (SP), na madrugada de terça-feira (2). O menor, que estava encapuzado durante a ação, foi apreendido depois do roubo e reconhecido pela vítima na delegacia da cidade. Dois adultos que participaram da ação foram presos e um menor, apreendido. O adolescente seria o mentor do crime e, segundo sua mãe, já teria roubado o pai outras vezes.

A vítima andava pelo centro da cidade, por volta das 23h30 de segunda-feira (29), quando foi abordado por três assaltantes, entre eles o filho. Ele tinha uma mochila onde carregava R$ 1.915,11, além de objetos pessoais. Os criminosos passaram então a xingar e agredir a vítima, levando também a mochila e a carteira. Os três correram até um Peugeout 206 cinza que estavam nas proximidades e fugiram do local.  O caro era dirigido pelo quarto integrante da quadrilha.

Na sequência, policiais militares que patrulharam a região foram abordados pela vítima, que contou o que havia acontecido e deu a descrição do carro. A PM iniciou um patrulhamento e localizou, minutos depois, o veículo.

Os criminosos tentaram fugir, mas foram perseguidos. No trajeto, também tentaram se livrar da mochila, mas ela foi recuperada pelos oficiais. Depois de parar, o motorista do carro, Fábio Junior Pires, 35, e o passageiro Wellves Souza Aguiar, 25, receberam voz de prisão. Eles e os outros dois menores foram enviados à CPJ (Central de Polícia Judiciária).da cidade.

Reconhecimento

Enquanto a perseguição ocorria e a ocorrência era registrada, a vítima foi levada ao CPJ para fazer o reconhecimento dos criminosos. Lá, percebeu que um de seus algozes era o próprio filho, de 16 anos, já sem a máscara.

Ao perceber que seu filho estava entre os assaltantes, a vítima chegou a pedir para que policiais retirassem a queixa, o que não ocorreu. O Conselho Tutelar foi chamado até o local e entrou em contato com as mães dos menores.  Apenas a mãe do menor de 17 anos foi até o local.

Os dois adolescentes que foram apreendidos estão à disposição da Justiça. Já os maiores foram indiciados e levados ao Centro de Detenção Provisória de Bauru. Os menores responderão por ato infracional de roubo, com punição de até três anos de internação na Fundação Casa, e os maiores, por roubo, com pena de até oito anos.

Cérebro pensante

A reportagem não conseguiu contato com o pai do menor apreendido, mas conversou com a mãe dele. Ela informou que saiu de casa há mais de 20 dias, depois de ser ameaçada pelo adolescente. "Ele disse que ia me matar, aí eu saí de casa. Não sei dele, só fiquei sabendo que ele assaltou o pai dele pela televisão. Aí, depois, o Conselho Tutelar me ligou", disse ela, que pediu para não ser identificada.

Ela relatou ainda que o filho é agressivo e que já teria roubado o pai outras vezes. "O pai não sabe, mas ele disse há alguns meses que já tinha roubado ele duas vezes antes dessa", contou.

A reportagem também falou com a mãe do outro menor, que afirmou que os dois menores são amigos e que o assalto teria sido organizado depois que o filho ficou sabendo que o catador de recicláveis tinha recebido pagamento. "O pai não voltava pra casa tem um tempo e o filho ficou sabendo que ele estava com dinheiro. Aí, chamou meu filho e outras pessoas para roubar. Ele sabia onde o pai ficava e aproveitou", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos