Encontrada anta albina no rio Juquiá, na região de Sorocaba (SP)

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto

  • Divulgação

    Funcionário do Grupo Votorantim flagra uma anta albina reserva ambiental Legado das Águas, na região de Sorocaba (SP)

    Funcionário do Grupo Votorantim flagra uma anta albina reserva ambiental Legado das Águas, na região de Sorocaba (SP)

Uma anta albina, animal extremamente raro, foi filmada nadando nas águas do rio Juquiá, em Tapiraí (SP), na região de Sorocaba. O flagra foi captado por um funcionário do Grupo Votorantim, responsável pela reserva ambiental particular Legado das Águas, onde o animal foi filmado em 26 de fevereiro.

Maior mamífero brasileiro, a anta é herbívora e geralmente tem a pele em tom acinzentado. No caso do macho filmado, o albinismo é resultado de uma mutação genética rara que faz com que os exemplares não tenham nenhum pigmento na pele. Por isso, ela fica branca e os olhos, avermelhados.

Segundo o gerente geral de sustentabilidade da Votorantim, David Canassa, a presença da anta albina dá indicação do nível de preservação da área. "Até os moradores locais achavam que a existência da anta albina era uma lenda. A presença desse animal mostra que o excelente estado de preservação dessa região. Antes, aqui no Brasil, só sabíamos da espécie em cativeiro, mas agora já conhecemos o território que ela costuma frequentar", explica.

A existência da anta albina foi registrada pela primeira vez em 2014, nesse mesmo local, uma reserva de 31 mil hectares mantida há mais de 50 anos pelo Grupo Votorantim. Na ocasião, o fotografo e biólogo Luciano Candisani fez uma armadilha fotográfica que registrou a anta albina. A imagem, entretanto, foi divulgada apenas em 2015, após publicação de estudo internacional sobre o tema.

Candisani conta que se trata do mesmo animal. "Esses registros foram os primeiros a comprovar a existência de uma anta albina vivendo em seu habitat natural no Brasil", afirma o fotógrafo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos