Topo

Idade máxima de 62% das mulheres estupradas no Rio em 2015 é 17 anos

Mulheres fazem ato contra a cultura do estupro no centro do Rio de Janeiro - Rudy Trindade/Framephoto/Estadão Conteúdo
Mulheres fazem ato contra a cultura do estupro no centro do Rio de Janeiro Imagem: Rudy Trindade/Framephoto/Estadão Conteúdo

Paula Bianchi

Do UOL no Rio

17/06/2016 12h54

Ao menos 62,2% das vítimas de violência sexual no Rio de Janeiro tem até 17 anos, segundo dados do Dossiê Mulher, publicado nesta sexta-feira (17) pelo ISP (Instituto de Segurança Pública). Os números incluem estupro e tentativa de estupro e levam em conta as mulheres vítimas que fizeram registros de ocorrência em delegacias de polícia em 2015.

Em 30,7% dos casos, as vítimas tinham até 11 anos de idade. Cerca de 40% são pardas e 36,6%, brancas.

Ao todo, 4.612 mulheres registraram ocorrência por casos de violência sexual. De acordo com os dados, uma mulher foi vítima de estupro ou tentativa de estupro a cada 2 horas em 2015.

Quase uma mulher assassinada por dia

O estudo também mostra que 360 mulheres foram assassinadas no Estado no ano passado. Cerca de 17% dos homicídios foram resultado direto de violência doméstica ou familiar. Outras 49.281 mulheres foram vítimas de lesão corporal --49% delas tinham entre 30 e 59 anos.

Nesta sexta-feira (17), a polícia encerrou o inquérito que investiga o estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos na zona oeste da capital fluminense no fim de maio. Quatro pessoas deve ser indiciadas --duas pelo crime e duas pela divulgação de imagens da vítima em redes sociais.

A delegada Cristiana Onorato Bento, da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima, ainda poderá indiciar por estupro o chefe do tráfico do Morro da Barão, Sérgio Luiz da Silva Júnior, o Da Russa. A jovem contou em depoimento que encontrou Da Russa ao sair do "abatedouro", como é conhecido o casebre onde foi estuprada na favela, após participar de um baile funk na madrugada de 21 de maio.