Famílias atingidas pela lama da Samarco escolhem área para reerguer casas
Os representantes de 55 famílias de Gesteira, subdistrito de Barra Longa (MG) que foi destruído pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, elegeram neste sábado (25) o local onde os imóveis do bairro serão reconstruídos.
O rompimento da barragem do Fundão em Mariana (MG) aconteceu no dia 5 de novembro de 2015, espalhando lama e rejeitos de mineração, matando 19 pessoas, causando a destruição da vegetação nativa e imóveis, e poluindo a bacia do rio Doce.
Com 95% dos votos, uma área chama de "Macacos" foi a escolhida para abrigar tanto as novas casas quanto equipamentos públicos como a igreja, o salão paroquial e um campo de futebol. Segundo informou a Samarco, os critérios da votação foram definidos previamente e em conjunto com os moradores e representantes do Ministério Público.
O espaço possui sete hectares e fica próximo à quadra central do distrito, o que era um dos pedidos principais da comunidade, de acordo com a mineradora, que agora deve iniciar uma discussão sobre o projeto arquitetônico e urbanístico, além dos padrões construtivos das casas. As conversas para definir todos os detalhes serão feitas individualmente com cada família.
Segundo o acordo assinado entre a Samarco e a União e os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a empresa tem prazo de três anos, ou seja, até 2019, para terminar a reconstrução.
Outras obras
Os moradores de Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG) mais afetado pela lama, escolheram a área que abrigará o novo distrito no dia 7 de maio. O terreno escolhido ganhou com 92% dos votos e é conhecido como "Lavoura". O terreno fica a nove quilômetros da antiga Bento Rodrigues e oito quilômetros do centro de Mariana.
Os ex-moradores do subdistrito de Paracatu, também atingidos pelo colapso da estrutura em Mariana, vão passar pelo mesmo procedimento para a escolha da região onde será reerguida a comunidade. A votação deve ocorrer em julho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.