Topo

Nº de PMs que se apresentaram para trabalhar cresce 36%, diz secretaria no ES

12.fev.2017 -  PMs se apresentaram, no domingo (12), na Capitania dos Portos, em Vitória (ES), atendendo à chamada operacional do comando do policiamento - 12.fev.2017 - Wilton Junior/Estadão Conteúdo
12.fev.2017 - PMs se apresentaram, no domingo (12), na Capitania dos Portos, em Vitória (ES), atendendo à chamada operacional do comando do policiamento Imagem: 12.fev.2017 - Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Nathan Lopes e Paula Bianchi

Do UOL, em São Paulo e no Rio

13/02/2017 13h57Atualizada em 13/02/2017 17h30

O número de policiais militares do Espírito Santo que se apresentaram nesta segunda (12) subiu cerca de 36% em relação ao de ontem. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, 1.192 PMs atenderam ao Chamado Operacional na manhã de hoje, 317 a mais do que foi registrado no mesmo período no domingo. Esse número representa cerca de 12% dos 10 mil policiais que integram o efetivo da Polícia Militar capixaba.

Além dos 1,1 mil PMs, a segurança no Estado é feita também por cerca de 3 mil militares e agentes da Força Nacional de Segurança, que estão em território capixaba desde o início da semana passada, quando o motim de policiais agravou a falta de segurança no Espírito Santo.

No total, o Espírito Santo teve, no domingo, a atuação de 1.236 PMs. Desses, 875 se apresentaram na chamada da manhã de ontem. 

Desde o início da paralisação dos policiais, no sábado 4, mais de 140 homicídios foram registrados no Espírito Santo. Apenas na última segunda-feira, foram 40 mortes, segundo o Sindipol-ES (Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo).

População do ES tenta retomar a rotina após paralisação de policiais

Band News

Ao UOL, a ASC (Associação de Cabos e Soldados) da PM do Espírito Santo disse que o movimento de familiares--que chega a seus décimo dia-- continua. Os familiares dos policiais e os militares que participam do movimento pedem reajuste salarial de 43% e anistia para os policiais indiciados por crime militar ao integrarem a paralisação. Há previsão de um encontro com representantes do governo para esta tarde.

Segundo a secretaria, a "chamada operacional é a forma encontrada para que a Polícia Militar comece a trabalhar".

Um policial que não quis se identificar ressaltou o fato de a totalidade da tropa ter voltado ao trabalho e que os que retornaram às atividades estão atuando sem condições ideais. "Totalmente sem segurança", disse. "Só algumas viaturas que não dão conta das ocorrências e restante a pé. Se algum policial precisar de apoio, não tem".

A secretaria, porém, ressalta que "60 viaturas foram empregadas hoje [segunda] no patrulhamento ostensivo".

Nesta segunda, os capixabas tentam voltar à rotina. Na Grande Vitória, os ônibus voltaram a circular. Na capital, as escolas e repartições públicas também retomaram as atividades nesta segunda-feira.