25 anos antes do "ET", documento da Aeronáutica registra "óvnis" em Varginha (MG)

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Doki

Documento reservado do Ministério da Aeronáutica, divulgado na semana passada pelo Arquivo Nacional, revela que habitantes de Varginha (MG), município a 320 km de Belo Horizonte, afirmaram terem visto um extraterrestre na cidade 25 anos antes do conhecido caso de 1996.

O informe tem a data de 1971. Durante 46 anos, o registro ficou guardado nos arquivos do governo. De acordo com a assessoria do Arquivo Nacional, periodicamente, documentos de órgãos do governo perdem a rubrica de "reservado" ou "sigiloso" e são disponibilizados para o público.

A assessoria explicou que, além deste documento, composto por somente uma página, o Arquivo Nacional divulgou anteriormente outros dois dossiês sobre o caso do ET de Varginha, mas de pouca importância.

São ofícios enviados pelo Grupo Ufológico do Guarujá (SP) ao Comando de Defesa Aeroespacial do Ministério da Aeronáutica. No primeiro, de 24 de abril de 1996, o grupo pede informações sobre a suposta captura de "criaturas estranhas" em Varginha. No segundo documento, de 17 de setembro de 1996, o grupo reitera o pedido de informações, alegando que ainda não haviam recebido qualquer resposta.

Óvni "emitiu clarões luminosos" e estacionou perto de telhado

De acordo com o mais recente documento divulgado da Aeronáutica, moradores de Varginha relataram ter visto um óvni (objeto voador não identificado) na cidade em 1971. Ele teria aparecido durante a noite, por volta das 19h. O dia correto da aparição não é informado. O objeto não identificado teria a forma ovalada e seria prateado. Militares, profissionais liberais, fazendeiros e comerciantes confirmaram que viram o objeto, em depoimentos para autoridades que investigaram o caso à época.

Ainda de acordo com o documento, o óvni "emitiu clarões luminosos" e foi visto na Vila Mendes e na rua Rio de Janeiro, onde ficou parado por alguns instantes. Pelos relatos dos moradores, o objeto ficou estacionado próximo ao telhado de uma casa. O barulho era tão forte que uma moradora teria perdido os sentidos.

Mais tarde, foi visto no Clube Campestre. O documento ainda relata que o óvni sobrevoou também a Escola de Sargentos das Armas, unidade do Exército em Três Corações (MG), município próximo de Varginha que fica a 287 km de Belo Horizonte.

Procurada pelo UOL, a assessoria do Ministério da Aeronáutica informou que não comentaria o caso.

Prefeitura termina Memorial do ET

Divulgação/Prefeitura de Varginha
Obras do Memorial do ET em Varginha, no sul de Minas Gerais
O suposto aparecimento do ET em Varginha completou 21 anos no mês passado. O ápice dos casos de extraterrestres no município foi o relato às autoridades, em 20 de janeiro de 1996, de duas adolescentes, de 14 e 16 anos, e de uma jovem de 22 anos. Elas afirmaram terem visto um ser "estranho, baixinho, marrom, de olhos vermelhos", que em nada pareciam com as pessoas que elas costumavam ver: tinha a aparência de um ET.

A notícia correu o mundo e a população do município de 132 mil habitantes incorporou o extraterrestre. Em abril, a prefeitura termina a construção do Memorial do ET, empreendimento que teve custos de R$ 400 mil e cujas obras tiveram início em 2010. A prefeitura, agora, pretende fazer uma PPP (parceria público privada) para, gastando outros R$ 400 mil, montar o espaço.

"O prédio fica pronto em dois meses. Em abril, as obras estão concluídas e vamos cuidar do conteúdo do memorial, que inclui tecnologia e ufologia. Vamos fazer uma PPP para poder bancar esses gastos", afirmou na quarta-feira (22) o secretário de Turismo de Varginha, Barry Charles.

"A ideia principal é a formação de um museu ufológico. Na parte inferior do prédio, tem banheiros, lanchonete e um centro de atendimento ufológico. No andar superior, vamos montar um museu ufológico, mesclando o clássico com o digital", informou o secretário. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos