Anvisa proíbe venda de lote do azeite extra virgem da Olivenza
A Anvisa comunicou nesta segunda-feira que proibiu a distribuição e comercialização do lote 16D18 de azeite extra virgem da marca Olivenza, válido até 04/2019. O órgão informa que o produto da empresa Olivenza Indústria de Alimentos Ltda. apresentou índices de refração e iodo acima dos recomendados, de acordo com laudo emitido pelo Centro de Laboratório Regional de Santos IX, coordenado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), vinculado ao governo do Estado de São Paulo. A resolução foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda.
A Olivenza já foi notificada e sofreu sanções em duas oportunidades em 2015, por irregularidades encontradas na análise de seu azeite. Em março deste ano, a marca Torre de Quintella, da Olivenza, foi reprovada em um teste do órgão não governamental Proteste, que divulgou o parecer no último dia 23.
Em comunicado, a Olivenza Indústria de Alimentos Ltda. manifesta "sua indignação ao laudo apresentado pela Anvisa". A empresa alega que foi cerceada do direito a contraprova, porque o lacre da amostra estava rompido, o que impossibilitou a perícia do material.
Após o ocorrido, a empresa divulgou nota de esclarecimento:
Nós da OLIVENZA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDA, estamos à disposição para análises necessárias dos órgãos competentes de avaliação dos produtos, afinal, primamos pela qualidade atendendo sempre os requisitos exigidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.