Topo

Anvisa proíbe venda de lote do azeite extra virgem da Olivenza

Divulgação
Imagem: Divulgação

Fernando Arbex

Colaboração para o UOL

03/04/2017 16h53Atualizada em 22/12/2017 18h01

A Anvisa comunicou nesta segunda-feira que proibiu a distribuição e comercialização do lote 16D18 de azeite extra virgem da marca Olivenza, válido até 04/2019. O órgão informa que o produto da empresa Olivenza Indústria de Alimentos Ltda. apresentou índices de refração e iodo acima dos recomendados, de acordo com laudo emitido pelo Centro de Laboratório Regional de Santos IX, coordenado pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), vinculado ao governo do Estado de São Paulo. A resolução foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda.

A Olivenza já foi notificada e sofreu sanções em duas oportunidades em 2015, por irregularidades encontradas na análise de seu azeite. Em março deste ano, a marca Torre de Quintella, da Olivenza, foi reprovada em um teste do órgão não governamental Proteste, que divulgou o parecer no último dia 23.

Em comunicado, a Olivenza Indústria de Alimentos Ltda. manifesta "sua  indignação ao laudo apresentado pela Anvisa". A empresa alega que foi cerceada do direito a contraprova, porque o lacre da amostra estava rompido, o que impossibilitou a perícia do material.

Após o ocorrido, a empresa divulgou nota de esclarecimento:

Nós da OLIVENZA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LTDA, estamos à disposição para análises necessárias dos órgãos competentes de avaliação dos produtos, afinal, primamos pela qualidade atendendo sempre os requisitos exigidos.