Violência no Rio

Polícia apreende 60 fuzis no aeroporto do Galeão, a maior em 10 anos

Carolina Farias

Colaboração para o UOL, no Rio

  • Reprodução

Policiais apreenderam nesta quinta-feira (1º) 60 fuzis de guerra no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, na zona norte da capital fluminense. Segundo a Polícia Civil, são fuzis AK 47, G3 e AR 10 vindos de Miami dentro de contêineres junto com carga de aquecedores para piscinas. Segundo o secretário de Segurança Pública do Rio, Roberto Sá, trata-se da maior apreensão de fuzis em dez anos.

Quatro suspeitos foram presos. A carga é avaliada em R$ 4,8 milhões.
 
A apreensão de hoje representa 43% de todos os fuzis apreendidos em 2017 -- entre janeiro e abril, dado mais recente do ISP (Instituto de Segurança Pública). Foram apreendidos 139 fuzis no Estado. Em todo 2016, foram 371. Em dez anos, o Rio teve 2.545 fuzis apreendidos.
Reprodução
A apreensão foi feita por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas e da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos. O secretário de Segurança Pública do Rio deve conceder entrevista na tarde de hoje.
 

Guerra de facções: 32 fuzis apreendidos em maio

No dia 2 maio, um confronto entre traficantes na favela Cidade Alta, em Cordovil, na zona norte do Rio de Janeiro, desencadeou uma série de ataques a ônibus na avenida Brasil, uma das principais vias da capital, e na rodovia Washington Luís. Segundo o Corpo de Bombeiros, nove ônibus e dois caminhões foram queimados por criminosos, provocando medo e interdições nas vias.
 
A Polícia Militar do Rio prendeu mais de 40 suspeitos, além de ter apreendido 32 fuzis, quatro pistolas e onze granadas durante operação na Cidade Alta e Parada de Lucas depois que os criminosos incendiaram os coletivos. Segundo o Bope (Batalhão de Operações Especiais), dois suspeitos morreram em troca de tiros durante a operação.
 
De acordo com a polícia, os ataques foram orquestrados por traficantes de drogas em represália a incursões da PM. Três PMs ficaram levemente feridos.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos