Topo

Suspeito de estuprar e matar menina de 9 anos em SP é preso; havia recompensa de R$ 50 mil

21.ago.2017 - Renato Mariano, acusado de estuprar e matar menina em Santos, foi capturado em Campinas - Divulgação/Polícia Civil
21.ago.2017 - Renato Mariano, acusado de estuprar e matar menina em Santos, foi capturado em Campinas Imagem: Divulgação/Polícia Civil

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

22/08/2017 09h18Atualizada em 22/08/2017 13h28

A Polícia Civil capturou, por volta das 17h desta segunda-feira (21), Renato Mariano, 38, suspeito de ter matado e estuprado uma menina de 9 anos em Santos, no litoral de São Paulo, no início do ano. A prisão aconteceu em Campinas, no interior do Estado.

Mariano era uma das oito pessoas inclusas no Programa de Recompensas do governo estadual. Por informações que levassem à prisão dele, foi oferecida a quantia máxima do programa: R$ 50 mil. A SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que "os procedimentos para o pagamento da recompensa estão em trâmite".

A menina Carla Roberta Barboza foi estuprada e morta em 29 de janeiro deste ano. De acordo com as investigações, ela foi encontrada morta próximo da casa onde vivia no bairro de Paquetá. Segundo a polícia, ela estava com a roupa levantada e sem calcinha. O laudo do IML (Instituto Médico Legal) confirmou que ela sofreu abuso sexual antes de ser morta. A causa da morte foi asfixia.

Antes do crime, a criança tinha ido, sozinha, brincar com outras crianças do bairro. As outras crianças, amigas da menina, informaram a família que ela tinha sido levada por um homem para dentro de um carro. Como a menina demorou para voltar à casa, os próprios familiares começaram a fazer buscas por ela e foram informados por uma pessoa não identificada que o corpo de uma criança havia sido deixado em um terreno próximo dali. A polícia foi acionada, e o corpo da menina, identificado.

04.ago.2017 - Carla Roberta Barboza, 9, morava em Paquetá, bairro de Santos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Carla Roberta Barboza, 9, morava em Paquetá, bairro de Santos, litoral de SP
Imagem: Arquivo Pessoal

Ainda de acordo com as investigações, imagens obtidas de câmeras de segurança do bairro retratam um homem perseguindo a menina. Esse homem seria Mariano.

De acordo com o titular da Delegacia de Investigações Gerais de Santos, Roney de Carvalho Barbosa Lima, investigadores de Santos foram para Campinas após informações de que o acusado estaria no bairro Satélite Íris. "Ele estava dormindo em uma igreja que acolhe bandidos e viciados em drogas", disse. Ainda segundo o delegado, Mariano tentou se passar por outra pessoa, mas logo em seguida confessou o crime.

Renato Mariano era procurado por estupro de vulnerável, homicídio e ocultação de cadáver praticados contra criança. A prisão preventiva do acusado havia sido decretada pelo Juízo de Direito da Vara do Júri e Execuções do Foro da Comarca de Santos.

Mariano é viciado em crack, segundo a polícia. Ele trabalhava como catador de materiais recicláveis e morava próximo de onde a menina vivia com a família.