Ação da Rota em baile funk em favela de SP termina com jovens de 14 e 20 anos baleadas

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

  • Arquivo pessoal

    16.out.2017 - Jovem de 20 anos baleada na mão durante ação da Rota em Paraisópolis

    16.out.2017 - Jovem de 20 anos baleada na mão durante ação da Rota em Paraisópolis

Duas jovens, uma de 14 e outra de 20 anos, foram baleadas na madrugada do último sábado (20) na favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, durante uma ação da Rota, a tropa de elite da PM (Polícia Militar).

Elas foram atingidas por balas de calibre .40, que é usado por forças policiais, e 380. Os policiais da Rota envolvidos na ocorrência afirmaram no 89º DP (Distrito Policial), no Jardim Taboão, que não efetuaram seque um disparo.

A jovem de 20 anos, que pediu para não ter o nome divulgado, foi baleada na mão direita enquanto estava em um bar localizado na viela Primavera. De acordo com a família, ela fez uma cirurgia para retirar o projétil da mão no hospital municipal do Campo Limpo.

"Agora eu estou bem. Estava acontecendo uma troca de tiros e eu levei um tiro na mão. Eu estava numa balada fechada e na rua estava acontecendo um baile funk. Quando começou a troca de tiros, fui olhar e minha mão foi atingida", disse a jovem, ao UOL

"Não tem previsão de alta. Ela ainda está no hospital porque não consegue mover o pulso, só consegue mexer os dedos. Os médicos querem avaliar se ela terá sequelas", afirmou à reportagem a irmã da vítima, uma dona de casa de 27 anos que também pede para não ser identificada.

Segundo ela, os policiais da Rota teriam disparado suas armas. "Eu não estava lá, mas aqui não se fala em outra coisa. Normalmente, eles [PMs] dispersam as pessoas na região, que costuma ter baile funk, com balas de borracha. Desta vez foi com arma de fogo", afirmou.

No mesmo bar, uma garota de 14 anos estava acompanhada pelo namorado. Segundo os familiares da adolescente, a Rota começou a trocar tiros com criminosos. A estudante colocou o rosto para fora da varanda, para ver, e foi atingida na boca.

"Graças a Deus, agora o estado de saúde dela é estável, mas chegou no hospital muito grave. Está se recuperando e, quando sair, vai ter de fazer algumas cirurgias para refazer parte do rosto", contou uma tia da adolescente, uma dona de casa de 20 anos.

De acordo com o depoimento prestado pelos policiais da Rota na delegacia, eles estavam atrás de um suspeito, menor de idade, que estava dirigindo uma moto roubada. Os PMs relataram que, durante a perseguição na favela, se depararam com um baile funk e teriam sido recebidos a tiros.

Os PMs afirmaram que se abrigaram e não reagiram. "Após os disparos de arma de fogo feitos por pessoas escondidas pela multidão e a dispersão de todos, os policiais encontraram as duas vítimas", informou a Polícia Civil, através do Boletim de Ocorrência.

Segundo a Polícia Civil, a adolescente de 14 anos foi socorrida e levada ao hospital pela própria população. A jovem de 20 anos foi resgatada pelo Samu. De acordo com a polícia foram encontrados no local duas cápsulas de munição de calibre 380 (um intacto e um deflagrado) e uma cápsula deflagrada de munição .40.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma testemunha, que não estava presente na delegacia, teria relatado aos PMs que "presenciou o momento em que indivíduos não identificados atiraram contra a viatura. Alegou também que não houve revide por parte dos policiais".

O suspeito que estava na moto roubada foi detido. Ele é menor de idade. Segundo a Polícia Civil, ele relatou que comprou a moto por R$ 1 mil porque "não queria passar o fim de ano a pé". Ele foi encaminhado a Vara da Infância e Juventude.

Procuradas pelo UOL, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) e a Rota não se posicionaram até a publicação desta reportagem. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos