Jovem com hidrocefalia que contrariou prognósticos ganha baile de debutante: "Perfeito!"

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL

  • Alexandre Sá

    Jovem dançou com seu melhor amigo, Álvaro, portador da síndrome de Down

    Jovem dançou com seu melhor amigo, Álvaro, portador da síndrome de Down

Com a ajuda de amigos e voluntários, a jovem Heloíza Carmona, que nasceu com hidrocefalia, conseguiu realizar o sonho de desfrutar de seu baile de debutante em São José do Rio Preto (a 454 quilômetros de São Paulo).

Vestida de princesa, na noite de sexta-feira (20), Heloíza não conteve a alegria e a emoção de comemorar seu 15º aniversário ao lado de familiares e amigos.

Alexandre Sá

A debutante nasceu com hidrocefalia grave - doença que provoca o acúmulo de água no cérebro -, e teria apenas algumas horas de vida, segundo os médicos. Mas, contrariando a todos os prognósticos clínicos, ela sobreviveu, e atualmente leva uma vida normal.

Mesmo depois de passar por três cirurgias para implantação e troca de válvulas para a drenagem do líquido do cérebro, ela nunca desanimou, nem deixou de lutar pela vida.

"Quando ela nasceu, os médicos disseram que ela teria poucas horas de vida e, se sobrevivesse, teria muitas sequelas. Os obstáculos foram grandes, mas foram superados. Ela não só sobreviveu, como leva uma vida normal, inclusive está no 1º ano do ensino médio. E neste fim de semana ela conseguiu realizar mais esse sonho. Cada aniversário dela é uma vitória," disse a mãe da menina, Luciana Braga Carmona.

Muito emocionada, a mãe comemorou o fato de a filha conseguir chegar aos 15 anos e sem sequelas graves. "Depois de tudo o que enfrentamos, foi muito bom proporcionar isso a ela. Mas sozinha eu jamais teria condições de fazer uma festa assim, só posso agradecer a todos que contribuíram para tornar esse dia tão especial", agradeceu Luciana.

Já a debutante contou ao UOL que a festa superou suas expectativas. "Estou muito feliz! Foi tudo lindo, perfeito. Meu vestido ficou do jeito que eu sempre sonhei. Eu dancei valsa e até ensinei minha mãe a dançar funk", comemorou a aniversariante.

Ela também agradeceu a cada um dos amigos e voluntários que transformaram seu sonho em realidade. "Um simples muito obrigada é muito pouco. Não tenho palavras para agradecer o que fizeram por mim", disse a menina.

A equipe de voluntários não mediu esforços para que Heloíza tivesse a festa dos seus sonhos. "Vestido, buffet, decoração, DJ, fotógrafos profissionais, álbum, até ensaio fotográfico ela ganhou. Mas o mais emocionante pra ela foi dançar a tradicional valsa com seu melhor amigo, o Álvaro, que tem síndrome de Down. Eles são muito amigos e ela o escolheu como príncipe", acrescentou a mãe.

Alexandre Sá

Com esse sonho realizado, a jovem se prepara para o próximo: lançar seu primeiro livro e vendê-lo. A obra "O Sol que Brilha em Torno de Mim" traz uma coletânea das crônicas que Heloíza escreve para um jornal da cidade há cinco anos. A ideia inicial era lançar o livro, vendê-lo e com o dinheiro fazer a festa, mas a solidariedade das pessoas foi maior e o sonho dela foi realizado antes do lançamento, marcado para a próxima quinta-feira (26).

"Espero que os leitores gostem das minhas histórias. Estou bastante ansiosa para realizar mais esse sonho", concluiu a jovem cronista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos