Topo

Rio: 300 PMs caçam suspeitos de matar comandante de batalhão; 'atentado à democracia', diz Sá

carro do coronel Teixeira - Reprodução - Reprodução
Carro do comandante do 3º BPM foi atingido por ao menos 17 tiros
Imagem: Reprodução

Hanrrikson de Andrade e Silvia Ribeiro

Do UOL, no Rio

26/10/2017 18h05

A Polícia Militar do Rio de Janeiro realiza uma ação ostensiva para identificar, localizar e prender os envolvidos no assassinato do comandante do 3º BPM (Méier), tenente-coronel Luiz Gustavo de Lima Teixeira, 48. Após a morte do oficial, na tarde desta quinta-feira (26), foram mobilizados cinco batalhões e 300 PMs em operações na região do Méier e favelas do Complexo do Lins, na zona norte da capital fluminense.

A autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, via importante de conexão entre as zonas norte e oeste da cidade, foi fechada devido ao risco de tiroteios. Por conta da operação, pais de alunos decidiram buscar seus filhos mais cedo em escolas e creches da prefeitura situadas na região, segundo informou a Secretaria Municipal de Educação.

As UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) locais, com bases no Lins e nas comunidades Camarista-Méier e São João, também participam da ação. Além disso, homens do BPGE (Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos) e do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas) atuam em pontos de intervenção nos acessos da linha Amarela.

coronel morto no Rio - Divulgação/PMERJ - Divulgação/PMERJ
Tenente-coronel Luiz Gustavo Teixeira foi baleado e morreu nesta quinta (26)
Imagem: Divulgação/PMERJ
Teixeira morreu na tarde de hoje após ter sido vítima de um ataque a tiros, na rua Hermengarda, no Méier, na zona norte carioca. A Divisão de Homicídios da Polícia Civil investiga o crime, que, segundo informações preliminares, pode ter ocorrido durante uma tentativa de arrastão na via. A hipótese de homicídio planejado também é considerada.

O secretário de Estado de Segurança Pública do RJ, Roberto Sá, afirmou que o assassinato é um "atentado à democracia". "O policial representa o Estado e está ali por vocação em defesa da sociedade. Não vamos descansar até colocar as mãos nesses criminosos."

O oficial é o 111º policial morto no Estado somente neste ano. "Não podemos aceitar a morte de policiais como algo normal", afirmou o comandante-geral da corporação, coronel Wolney Dias.

Dias disse ter solicitado ao secretário Roberto Sá uma reunião com o ministro da Justiça, Torquato Jardim. O objetivo é pedir o reforço das Forças Armadas na região do Complexo do Lins. "Já pedi ao secretário uma reunião com o MJ para um novo apoio de efetivo das Forças Armadas."

O veículo no qual Teixeira estava, descaracterizado e conduzido por um outro PM, foi atingido por ao menos 17 tiros. O motorista também foi baleado e sobreviveu.

Um vídeo gravado após o crime mostra policiais socorrendo o comandante. As imagens mostram colegas puxando o corpo do oficial e o colocando dentro de um carro da PM. Em seguida, Teixeira chegou a ser levado para o centro cirúrgico do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu aos ferimentos.

O comandante estava na corporação há 26 anos e era pai de dois filhos. Ele esteve à frente do batalhão por um ano e seis meses.

Entre 2011 e 2014, o oficial trabalhou na Secretaria de Estado de Segurança Pública. A pasta informou que ele foi "fundamental na construção, criação de normas e gestão do CICC", em referência ao Centro Integrado de Comando e Controle, situado na região central da capital fluminense.

A secretaria disse ainda que não medirá esforços para prender os envolvidos. "Todos esforços estão sendo feitos para que os responsáveis por essa afronta ao Estado e à sociedade não fiquem impunes e sejam punidos."

O governador do RJ, Luiz Fernando Pezão (PMDB), em nota, disse considerar "inaceitável" e "lamentar profundamente a morte trágica" do comandante do 3º BPM. "Solidarizo-me com a família e todos os policiais militares do Estado, especialmente aqueles sob o seu comando. Não vamos descansar enquanto os responsáveis por esse crime hediondo não estiverem nas mãos da Justiça."

O enterro do tenente-coronel foi marcado para esta sexta-feira (27), às 16h30, na capela 2 do cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste.

Outro PM morto

O comando do 41º BPM (Irajá) informou que um outro policial militar, cuja identidade não foi divulgada, morreu nesta quinta-feira. Ele estava de folga e reagiu a uma tentativa de roubo em uma joalheria do Shopping Jardim Guadalupe, em Guadalupe, na zona norte da cidade. Com isso, subiu para 112 o número de PMs assassinados no Rio neste ano.

Segundo a corporação, a vítima foi alvejada durante a ação e, posteriormente, levada para o hospital Albert Schweitzer, em Realengo. Um colega de farda que estava com ele também foi baleado, mas sobreviveu.