PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Temporal causa alagamentos na Grande São Paulo

Vias em Osasco ficaram embaixo d"água por causa do temporal - Reprodução/GloboNews
Vias em Osasco ficaram embaixo d'água por causa do temporal Imagem: Reprodução/GloboNews

Do UOL, em São Paulo

29/03/2018 17h21Atualizada em 29/03/2018 18h12

Um forte temporal atinge a Grande São Paulo na tarde desta quinta-feira (29), na véspera do feriado de Semana Santa. No município de Osasco, várias vias estão embaixo da água. A Defesa Civil de Osasco afirmou que, até por volta das 17h desta quinta, nenhuma ocorrência havia sido registrada pelo número de emergência (199). Ainda segundo o órgão, um torpedo é enviado com orientações para o caso de chuva forte.

Em Barueri, o Corpo de Bombeiros atendeu a quatro chamados para resgate de pessoas, uma delas diz respeito a uma mulher que ficou ilhada na alameda Araguaia, próximo ao Shopping Tamboré. Carros ficaram submersos em Alphavile Industrial. As chuvas intensas também atingem outras cidades a oeste da Grande São Paulo, como Carapicuíba e Jandira.

Os bombeiros informaram ainda que, desde a meia-noite, houve 6 ocorrências de enchente e 37 quedas de árvores em Cambuci, Vila Andrade, Limão, Itaquera, Penha, Bom Retiro, Itaim Bibi, e no município de Barueri.

O capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo, afirmou que a corporação recebeu as equipes conseguiram efetuar os resgates e que não há feridos. Em entrevista à GloboNews. Ainda segundo ele, de ontem para hoje, Bombeiros registraram 105 ocorrências de queda de árvores.

Na cidade de São Paulo, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) emitiu alerta de estado de atenção para alagamentos principalmente para as zonas Oeste e Norte, e Centro.

“Áreas de instabilidade formadas pelo calor e a entrada da brisa marítima, continuam atuando na capital paulista com forte intensidade, principalmente na marginal Tietê e na zona Norte, nos bairros de Santana, Vila Guilherme, Verde e Tucuruvi”, informa em comunicado divulgado às 16h.

Os meteorologistas do CGE informaram ainda que o tempo vai continuar instável nas próximas horas “áreas de chuva forte atuando em outros locais”, com potencial para rajadas de vento e alagamentos e queda de granizo.

Esse é o terceiro dia seguido de chuvas intensas na Grande São Paulo. Ontem (28), segundo CGE, 16 pontos na cidade de São Paulo ficaram intransitáveis devido aos alagamentos. Em alguns pontos, houve queda de granizo. Uma falha elétrica na Linha 9 Esmeralda da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) interrompeu a circulação de trens entre as estações Grajaú e Jurubatuba.

Segundo o CGE, feriado prolongado da Páscoa será marcado por temperaturas elevadas e chuvas nos finais de tarde. "A quantidade de nuvens aumenta a partir do fim da tarde com chegada da brisa marítima, o que pode ocasionar pancadas isoladas de chuva na Grande São Paulo e capital com até forte intensidade", explica a nota. 

Cotidiano