Topo

Mesmo com greve, festas juninas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) estão mantidas

Festa de São João na cidade de Campina Grande, na Paraíba - Gustavo Magnusson 9.jun.2012 /Fotoarena/Folhapress
Festa de São João na cidade de Campina Grande, na Paraíba Imagem: Gustavo Magnusson 9.jun.2012 /Fotoarena/Folhapress

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

28/05/2018 14h31

A abertura das festas juninas de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) não vai sofrer alteração por conta dos bloqueios dos caminhoneiros, que entraram pelo 8° dia.

A informação foi confirmada pelas prefeituras dos dois municípios, nesta segunda-feira (28), e as duas maiores festas de São João do Nordeste podem começar na próxima sexta-feira (1°).

As prefeituras informaram que as organizações das festas juninas seguiram o cronograma sem transtornos e agora faltam pequenos ajustes finais nas ornamentações e som.

Segundo a prefeitura de Caruaru, o pátio de eventos Luiz Lua Gonzaga e os polos de animação estão na fase final da ornamentação e não houve prejuízo na montagem da estrutura da festa.

Em Caruaru, a festa começa oficialmente no sábado (2), com shows de Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru e Jonas Esticado, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. Mas, na sexta-feira (1°), o sítio Pau Santo, na zona rural, inicia o festejo com o São João na Roça. O São João de Caruaru vai até o dia 30 de junho e terá shows de Wesley Safadão, Mano Walter, DJ Alok, Michel Teló, Flávio José, Lucy Alves, Aviões, entre outros artistas.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), informou que a festa está mantida de acordo com o planejado, mas falta chegar a parte final dos equipamentos de som para conclusão da montagem do palco.

O prefeito disse que espera que os equipamentos que vêm de Recife passem pelos bloqueios na BR-101 até quarta-feira (30) para não prejudicar o cronograma do São João de Campina Grande. "São telões, painéis de LED e estruturas de som que estão em caminhões em Recife", disse.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB),  está reunida com a equipe organizadora do São João e outras secretarias para definir estratégias para minimizar os transtornos causados pelos bloqueios nas estradas. A parte final da estrutura do som está a caminho e aguarda-se que as carretas consigam passar pelos bloqueios até metade da semana, sem prejuízos ao evento.

"Até agora, a abertura está mantida conforme o cronograma. Mas, a qualquer momento pode mudar por causa de parte as estrutura que se encontra na estrada", disse a prefeitura.

Em Campina Grande, a abertura oficial é na sexta-feira (1°), com shows de Flávio José, Marcia Fellipe e Biliu de Campina, no Parque do Povo. A festa vai até o dia 1° de julho e contará com atrações como: Dorgival Dantas, Gabriel Diniz,  Léo Santana, Eliane, Fagner e Gustavo Lima.

A prefeitura de Caruaru estima que 2,5 mil pessoas passem pelo São João de 2018. Já a prefeitura de Campina Grande espera 2 mil de público total nos 30 dias de festa.

Segundo a PRF (Policía Rodoviária Federal), no oitavo dia de protestos dos caminhoneiros, em Pernambuco existem 21 pontos de bloqueios e na Paraíba são 15 trechos.