Topo

O que se sabe até agora sobre a morte de um turista no Beach Park (CE)?

Imagem do projeto do Vainkará, onde ocorreu o acidente que vitimou uma pessoa - Reprodução/Beach Park Brasil
Imagem do projeto do Vainkará, onde ocorreu o acidente que vitimou uma pessoa Imagem: Reprodução/Beach Park Brasil

Carlos Madeiro*

Colaboração para o UOL, em Maceió

18/07/2018 04h00

Um turista paulista morreu na tarde de segunda-feira (16) em um brinquedo do Beach Park, parque aquático localizado em Aquiraz, na Grande Fortaleza. Ricardo José Hilário Silva, 43, era radialista, paulista, estava em férias e caiu da boia no trecho final do brinquedo Vainkará, sofrendo um traumatismo craniano.

Leia mais:

A Delegacia de Proteção ao Turista abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. A Perícia Forense iniciou as apurações no próprio dia da morte do radialista e informou que não prestará informações sobre o caso até o final das investigações.

Veja abaixo o que se sabe sobre a morte de Ricardo Hill, como o radialista de Sorocaba (SP) era conhecido.

Radialista Ricardo José Hilário Silva, 43, conhecido como Ricardo Hill, morreu em um acidente em um dos brinquedos do Beach Park - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Radialista Ricardo José Hilário Silva, 43, conhecido como Ricardo Hill, morreu em um acidente em um dos brinquedos do Beach Park
Imagem: Reprodução/Facebook

Por que Ricardo estava no parque?

O radialista passava férias no Ceará com a mulher, Luciane Silva, e da filha Rafaelle, de 10 anos.

O radialista estava sozinho na boia no momento do acidente?

Não, ele estava acompanhado de outras três pessoas: Mateus Sena, Tarcisio Pontes e Michele Laverde. A mulher e a filha não estavam com ele.

Como foi o acidente?

Segundo depoimento de Mateus Sena, ele, Hill e os outros dois turistas que estavam na boia foram arremessados quando ela fazia uma curva na descida do brinquedo. Hill teria caído de cabeça no chão e sofrido sangramento.

Sena também afirmou acreditar que os quatro tripulantes juntos excediam o peso máximo permitido por boia na atração - 320 kg -, mas disse que não foram notificados por nenhum monitor nem passaram por uma avaliação.

O Beach Park, porém, negou que os quatro turistas tenham sido arremessados e que a boia tenha ultrapassado a barreira de contenção do brinquedo. Em nota, o parque informou que a “boia virou no final do percurso dentro da atração, já próximo da piscina”. O parque disse ainda, em comunicado, que Hill foi prontamente atendido pela equipe de segurança aquática, mas que não sobreviveu.

O que aconteceu com as outras três pessoas na boia?

Segundo o boletim de ocorrência, Mateus Sena e Tarcisio Pontes saíram ilesos, e Michele Laverde teve ferimentos nos braços e no peito. Ela foi atendida no próprio parque e liberada.

Artistas participam de inauguração do brinquedo Vainkará no Beach Park (CE) - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Quando o brinquedo foi inaugurado?

O Vainkará foi inaugurado no sábado (14), dois dias antes do acidente que vitimou Ricardo Hill. No dia do lançamento, o parque convidou artistas, celebridades e influenciadores para a inauguração, entre eles o youtuber Windersson Nunes, os atores Sergio Malheiros, Rômulo Estrela, Larissa Manoela, Mariana Ximenes e Sophia Abrahão e o apresentador e humorista Wellington Muniz, o Ceará.

O brinquedo tinha alvará de funcionamento?

O Beach Park tem alvará de funcionamento, mas as atrações, individualmente, não precisam.

O brinquedo foi testado antes da inauguração?

Segundo nota do Beach Park, o Vainkará “levou dois anos e meio para ser desenvolvido e instalado”. Ainda de acordo com o parque, foram feitas “inúmeras descidas testes” pela empresa canadense ProSlide, fornecedora e desenvolvedora de atrações para parques aquáticos, com uma equipe especializada enviada ao Brasil. O Beach Park não detalhou quantos foram os testes nem por quanto tempo eles duraram.

Quem está investigando o caso?

As investigações estão sob comando da Delegacia de Proteção ao Turista. O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias. Só após a finalização do inquérito o Ministério Público irá se manifestar, podendo ou não apresentar denúncia contra eventuais responsáveis pelo acidente.

O parque será fechado?

O brinquedo Vainkará, onde ocorreu o acidente da última segunda-feira, ficará fechado até que as investigações sejam concluídas. O Beach Park reabrirá na quarta (18), após ficar fechado na terça em respeito à morte de Ricardo Hill e a seus familiares.

Essa é a primeira morte em um brinquedo do Beach Park?

Não. Em 2002, um garoto de 7 anos desapareceu enquanto brincava na atração Correnteza Encantada, uma correnteza artificial em que os visitantes flutuam em cima de boias, e só foi encontrado já desacordado.

* Com Estadão Conteúdo