O que se sabe até agora sobre a morte de um turista no Beach Park (CE)?
Um turista paulista morreu na tarde de segunda-feira (16) em um brinquedo do Beach Park, parque aquático localizado em Aquiraz, na Grande Fortaleza. Ricardo José Hilário Silva, 43, era radialista, paulista, estava em férias e caiu da boia no trecho final do brinquedo Vainkará, sofrendo um traumatismo craniano.
Leia mais:
- Visitante morre em brinquedo do Beach Park, no Ceará
- Corpo de radialista morto no Beach Park é liberado
- Acidente afeta de hotel a bugue e muda rotina de turismo no CE
A Delegacia de Proteção ao Turista abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. A Perícia Forense iniciou as apurações no próprio dia da morte do radialista e informou que não prestará informações sobre o caso até o final das investigações.
Veja abaixo o que se sabe sobre a morte de Ricardo Hill, como o radialista de Sorocaba (SP) era conhecido.
Por que Ricardo estava no parque?
O radialista passava férias no Ceará com a mulher, Luciane Silva, e da filha Rafaelle, de 10 anos.
O radialista estava sozinho na boia no momento do acidente?
Não, ele estava acompanhado de outras três pessoas: Mateus Sena, Tarcisio Pontes e Michele Laverde. A mulher e a filha não estavam com ele.
Como foi o acidente?
Segundo depoimento de Mateus Sena, ele, Hill e os outros dois turistas que estavam na boia foram arremessados quando ela fazia uma curva na descida do brinquedo. Hill teria caído de cabeça no chão e sofrido sangramento.
Sena também afirmou acreditar que os quatro tripulantes juntos excediam o peso máximo permitido por boia na atração - 320 kg -, mas disse que não foram notificados por nenhum monitor nem passaram por uma avaliação.
O Beach Park, porém, negou que os quatro turistas tenham sido arremessados e que a boia tenha ultrapassado a barreira de contenção do brinquedo. Em nota, o parque informou que a “boia virou no final do percurso dentro da atração, já próximo da piscina”. O parque disse ainda, em comunicado, que Hill foi prontamente atendido pela equipe de segurança aquática, mas que não sobreviveu.
O que aconteceu com as outras três pessoas na boia?
Segundo o boletim de ocorrência, Mateus Sena e Tarcisio Pontes saíram ilesos, e Michele Laverde teve ferimentos nos braços e no peito. Ela foi atendida no próprio parque e liberada.
Quando o brinquedo foi inaugurado?
O Vainkará foi inaugurado no sábado (14), dois dias antes do acidente que vitimou Ricardo Hill. No dia do lançamento, o parque convidou artistas, celebridades e influenciadores para a inauguração, entre eles o youtuber Windersson Nunes, os atores Sergio Malheiros, Rômulo Estrela, Larissa Manoela, Mariana Ximenes e Sophia Abrahão e o apresentador e humorista Wellington Muniz, o Ceará.
O brinquedo tinha alvará de funcionamento?
O Beach Park tem alvará de funcionamento, mas as atrações, individualmente, não precisam.
O brinquedo foi testado antes da inauguração?
Segundo nota do Beach Park, o Vainkará “levou dois anos e meio para ser desenvolvido e instalado”. Ainda de acordo com o parque, foram feitas “inúmeras descidas testes” pela empresa canadense ProSlide, fornecedora e desenvolvedora de atrações para parques aquáticos, com uma equipe especializada enviada ao Brasil. O Beach Park não detalhou quantos foram os testes nem por quanto tempo eles duraram.
Quem está investigando o caso?
As investigações estão sob comando da Delegacia de Proteção ao Turista. O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias. Só após a finalização do inquérito o Ministério Público irá se manifestar, podendo ou não apresentar denúncia contra eventuais responsáveis pelo acidente.
O parque será fechado?
O brinquedo Vainkará, onde ocorreu o acidente da última segunda-feira, ficará fechado até que as investigações sejam concluídas. O Beach Park reabrirá na quarta (18), após ficar fechado na terça em respeito à morte de Ricardo Hill e a seus familiares.
Essa é a primeira morte em um brinquedo do Beach Park?
Não. Em 2002, um garoto de 7 anos desapareceu enquanto brincava na atração Correnteza Encantada, uma correnteza artificial em que os visitantes flutuam em cima de boias, e só foi encontrado já desacordado.
* Com Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.